Começa hoje, em João Pessoa, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2025. O evento acontece no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no bairro Cristo Redentor, e deverá reunir cerca de 100 mil pessoas, entre produtores, artesãos, comerciantes, artistas e visitantes, ao longo de oito dias de programação. A Expofeira vai até o próximo domingo (14), das 10h às 22h, e a entrada é gratuita.
A expectativa do secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba (Sedap--PB), Joaquim Hugo, é que o evento possa acertar negócios que, ao todo, girem em torno de R$ 50 milhões. “Vamos ter leilões de animais, exposição de máquinas, veículos e outros aparatos tecnológicos. É o maior evento do ano da agropecuária, de um circuito que retomou uma quantidade importante de encontros dos produtores”, comentou o titular da Sedap-PB.
Serão apresentados, na ocasião, mais de dois mil animais. Nesse total, estarão 770 bovinos, 590 caprinos e ovinos, 430 cavalos mangalarga marchador, 145 minigados e 84 cães de várias raças, exibidos por meio do Kennel Club da Paraíba. Haverá, ainda, a Expo Anglo Nacional 2025, mostra da raça caprina anglo-nubiana.
Além das tradicionais exposições de animais e máquinas, a feira contará com comércio de produtos alimentares — como queijo, mel e cachaça — e feiras de artesanato. Também serão oferecidos cursos e palestras sobre agronegócio.
“Um evento como esse dá uma visibilidade enorme para o setor agropecuário. Todo fim de semana, a gente está em todas as regiões do estado, mostrando a importância do setor. A gente abre espaço para grandes e pequenos produtores e para os seus produtos. É uma potencialização de toda essa cadeia muito importante”, explicou Joaquim Hugo, referindo-se a um calendário anual que inclui a Expoprata, na cidade de Prata; a Feira de Negócios do Vale do Paraíba (Fenevale), em Itabaiana; e a Festa do Barra Bode, em Barra de São Miguel, entre outros encontros do segmento.
Agenda conta com encontro de mulheres e lazer para crianças
Em meio aos destaques de sua programação, a Expofeira Paraíba Agronegócios 2025 terá um espaço especializado para o público feminino, o Encontro Mulheres no Agro, no qual haverá painéis e discussões sobre as demandas e problemáticas enfrentadas pelas produtoras do setor no estado.
Como parte da agenda especial de atividades, serão oferecidas palestras de conscientização sobre a violência contra a mulher, realizadas pelo programa Antes que Aconteça — iniciativa de âmbito nacional, idealizada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro, para combater as agressões de gênero no país e acolher as vítimas desse tipo de crime.
Uma novidade importante da edição deste ano da Expofeira é o retorno das performances culturais entre os atrativos. Marcando essa retomada em grande estilo, a organização preparou uma sequência de shows para animar os participantes do evento. Nos dias de apresentação musical, o horário da feira será ampliado até a 0h30, começando por hoje, quando se apresenta Vinícius Mendes.
Infantil
A Expofeira promoverá, ainda, atividades voltadas para a criançada. Além da montanha-russa, um parque de diversões completo foi instalado para o lazer dos pequenos e também dos adultos. Outro atrativo para entreter os menores é o passeio de pônei, atividade que costuma fazer bastante sucesso nos encontros do setor agropecuário.
“A gente prepara o evento para receber todos, toda a família, para os pais visitarem e trazerem seus filhos. É importante mostrar para a criança a importância do setor, o que é o negócio”, observou Joaquim Hugo.
Circuito impulsiona salto de 50% em participação no PIB
Com o crescimento dos eventos voltados ao agronegócio na Paraíba, nos últimos anos, o resultado econômico prático também apareceu. Em 2024, por exemplo, o setor da agropecuária apresentou um aumento de 50% em sua participação no PIB (Produto Interno Bruto) do estado, saltando de uma representatividade de 4% para 6% no indicador.
A meta de Joaquim Hugo para os próximos anos é ousada. O secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca almeja que o setor passe a ser responsável por 20% do PIB paraibano. Além disso, um dos focos de atuação da Pasta também é ampliar o número de empresas e de produtores certificados, para contribuir com a arrecadação e dar a chancela regulatória do setor.
Como detalha o titular da Sedap-PB, o Governo da Paraíba quer fomentar a importância das certificações por meio do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), implementado em vários estados brasileiros para harmonizar e padronizar a inspeção e a fiscalização de mercadorias de origem animal e vegetal, permitindo que agroindústrias registradas em seus municípios comercializem seus itens em todo o território paraibano — e com credibilidade.
“Nosso crescimento no setor tem sido considerável e fruto de muito trabalho. Por isso, essas exposições são fundamentais. Em 2019, havia apenas três eventos do governo na secretaria. Agora, vamos somar 60 em 2025. Aliamos essa vitrine ao trabalho para a certificação dos produtores, que é uma coisa muito importante. Queremos também chegar a 20% do PIB da Paraíba e a mil empresas certificadas, fazendo parte, devidamente, do Susaf”, resumiu Joaquim Hugo.
A expectativa da Sedap--PB é que todo o circuito de feiras e encontros realizados neste ano totalize um público de um milhão de visitantes, o que equivale a um quarto da população paraibana participando ativamente dos eventos da agropecuária no estado. Já quanto ao volume de negociações, a secretaria projeta que o setor finalize 2025 com R$ 250 milhões movimentados.
Confira a lista de atrações musicais da Expofeira Paraíba Agronegócios 2025:
- Quinta-feira (18/9) — Rodolfo Marinho
- Sexta-feira (19/9) — Donas da Farra e Filipe Melo
- Sábado (20/9) — Gabriel Rabelo e Danieze Santiago
- Domingo (21/9) — Mauricinho dos Teclados, Pedrinho do Xote e Daniel Almeida
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 14 de setembro de 2025.