Notícias

Agora Tem Especialistas

Carretas do programa chegam à PB

publicado: 17/10/2025 08h28, última modificação: 20/10/2025 09h35
Serão oferecidos exames de câncer de mama e colo do útero pelo SUS, com expectativa de 4,6 mil atendimentos
0fd69a8b-686e-4883-ba56-6cde3ceead42.jpeg

Unidades móveis que chegam à PB integram o conjunto de 28 automóveis equipados que percorrerão 21 estados e o DF | Foto: Walterson Rosa/MS

O programa Agora Tem Especialistas levará, a partir de hoje, carretas da saúde da mulher para os municípios de Campina Grande e Patos. As unidades móveis oferecerão consultas, exames, biópsias e diagnósticos de câncer de mama e de colo do útero pelo SUS, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce. Ao longo do mês de outubro, cada carreta deve realizar cerca de 4,6 mil atendimentos, beneficiando aproximadamente 1,5 mil pacientes da rede pública de saúde.

As carretas que chegam à Paraíba integram o grupo de 28 unidades móveis que percorrerão 21 estados e o Distrito Federal (DF), levando atendimento especializado a regiões com vazios assistenciais. Segundo o secretário-executivo e ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, o programa representa “a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia”, iniciando uma nova etapa com foco na saúde das mulheres.

A ação é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AGSUS), com investimento federal de R$ 18,9 milhões. A definição e o agendamento das pacientes são feitos pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, de acordo com critérios de regulação próprios.

Além das unidades paraibanas, outras seis carretas do Ministério da Saúde passam a atuar hoje. As novas bases estão em Juazeiro do Norte (CE), Russas (CE), Arapongas (PR) e Porto Velho (RO). Essas somam-se a 15 unidades já em funcionamento desde o dia 10 de outubro, em 13 estados. Na próxima semana, mais sete carretas devem iniciar os atendimentos em outros municípios brasileiros.

Cada unidade móvel conta com equipes formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas e agentes do cuidado. Nos atendimentos de câncer de mama, são realizados exames como mamografia, ultrassonografia mamária bilateral, punção e biópsia de mama, além de exames anatomopatológicos. Já para o rastreamento do câncer de colo do útero, há colposcopia, biópsias, exames laboratoriais e procedimentos terapêuticos. Também estão disponíveis ultrassonografias transvaginal e pélvica para a saúde ginecológica em geral.

As carretas contam com consultório ginecológico climatizado, sala de espera externa com capacidade para 60 pessoas, TV de 42 polegadas, bebedouro com água potável, sala de pequenos procedimentos, central de material esterilizado e sala de acolhimento e pré-exame.

O programa Agora Tem Especialistas prevê a circulação de 150 carretas pelo país até 2026, integrando os 10 eixos estratégicos da iniciativa, que tem como objetivo mobilizar toda a estrutura pública e privada de saúde para fortalecer o SUS. Entre as ações complementares do programa, estão a contratação de 320 novos médicos especialistas, que já atuam em 156 municípios; a realização de mutirões que somam mais de 65,5 mil consultas, exames e cirurgias somente neste ano; o lançamento do Super Centro para Diagnóstico de Câncer; a aquisição de 121 novos aceleradores lineares destinados ao tratamento da doença; e a adesão de hospitais privados e filantrópicos para ampliar o atendimento oferecido pela rede pública.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de Outubro de 2025.