estudantil

Carteira 2024 já pode ser emitida

publicado: 22/02/2024 09h38, última modificação: 22/02/2024 09h50
Em João Pessoa, há nove entidades autorizadas a emitirem o documento dos discentes; em CG são três
carteira_de_estudante-foto-edson_matos  (1).jpg

Solicitação pode ser feita de forma presencial em unidades de entidades credenciadas, a exemplo da Casa do Estudante, no Shopping Tambiá, na capital, ou por meio de plataforma on-line - Foto: Edson Matos

por Alinne Simões*

Faltando pouco mais de um mês para encerrar o prazo de validade das carteiras de estudantes 2023, as novas “carteirinhas” já podem ser emitidas. Esse ano o Procon de João Pessoa credenciou nove entidades que podem emitir o documento, sendo seis para os estudantes secundaristas e três para os universitários. Porém, nem todas elas oferecem todos os benefícios a que a categoria tem direito.

De acordo com o coordenador do Conselho Universitário de Carteiras (CUC), Thiago Ferreira, das nove instituições, apenas quatro garantem o direito ao estudante de forma integral, “que seria exatamente o benefício do coletivo urbano, da entrada para cinema, teatro e shows, e na passagem intermunicipal, que é daqui para Campina Grande, Patos, Sousa, por exemplo, explica Thiago. As que não dão direito integral vão beneficiar apenas com a meia-entrada e no coletivo urbano. Dessa forma, ele aconselha que os estudantes fiquem atentos quando for solicitar o seu documento e procurem saber se a entidade oferece todos os benefícios.

carteira_de_estudante-thiago_ferreira-foto-edson_matos  (3).jpg
As entidades que não dão direito integral à carteira vão beneficiar os estudantes apenas com a meia-entrada e no transporte coletivo urbano - Thiago Ferreira / Foto: Edson Matos

A estudante de Educação Física, Juliana Teófilo, aproveitou a tranquilidade desses primeiros dias de emissão das novas carteiras de estudante e já foi solicitar o documento. “Sempre faço a carteirinha de estudante porque querendo ou não é um benefício para o estudante, pagar minha passagem, cinema e etc. Vale muito a pena fazer. Em menos de 10 minutinhos eu já recebi e com ela aqui na minha mão”, comemorou a estudante.

Habilitadas

Estão habilitadas para confeccionar os documentos para estudantes secundaristas as seguintes entidades: União dos Estudantes da Paraíba (UEP); Centro Estudantil Pessoense (Cesp-JP); Federação dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (Fesp); Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes); União Estadual dos Estudantes da Paraíba (UEEP) com garantia de meia-passagem no transporte intermunicipal; e União dos Estudantes Secundaristas da Paraíba (Uesp), que também emite pelo site www.estudante10.com.br.

Já para os universitários, três entidades estão autorizadas: o Conselho Universitário de Carteiras (CUC), que também emite pelo site www.estudante10.com.br; o Diretório Central dos Estudantes (DCE); e a União Estadual dos Estudantes. Em João Pessoa, os estudantes contam com dois pontos de atendimento presencial, sendo um deles na Rua Treze de Maio, no 49, no Centro, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h; e aos sábados, das 8h às 12h. E o outro no térreo do Shopping Tambiá com atendimento de segunda-feira a sábado, das 9h às 20h.

carteira_de_estudante-foto-edson_matos  (9).jpg
Foto: Edson Matos

Em Campina Grande três entidades estão credenciadas para a emissão da Carteira de Estudante 2024: o Conselho Universitário de Carteiras, a União Estadual dos Estudantes e o Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Campina Grande. Para tirar o documento, basta ir a um desses locais com a declaração de vínculo com a instituição de ensino, identidade e CPF. “A foto ele vai tirar na hora de forma gratuita. Se ele solicitar de forma presencial, recebe em menos de cinco minutos. E de forma on-line, ele recebe em menos de 30 dias. Aqui em João Pessoa, a gente está tendo aqui no Shopping Tambiá. Em Campina Grande, dentro do Terminal de Integração. E de forma on-line, ele pode estar solicitando essa carteira”, destaca Thiago. Os estudantes que solicitarem a carteira pelo site deverão receber o documento no endereço informado no cadastro.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 22 de fevereiro de 2024.