Janielle Ventura - Especial para A União
Combater o mosquito Aedes aegypti virou dever de todos! Durante todo o dia de ontem, a equipe de comunicação e marketing da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) promoveu uma ação nas plataformas e dentro dos trens, distribuindo panfletos para disseminar informações e incentivar o combate ao mosquito. À tarde, agentes de saúde da capital realizaram uma palestra com funcionários e passageiros do local.
O exército de ferroviários caiu em campo alertando aos passageiros e colaboradores em geral da necessidade de impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.
“Foram realizadas explanações de como evitar a multiplicação do inseto e mostrada a necessidade de acabar com todas as chances do mosquito procriar em todas as 12 estações, na oficina, no almoxarifado e no interior dos trens. Além disso, conscientizamos as pessoas que esse hábito deve ser mantido não só em casa, mas no trabalho e em outros lugares também”, explicou a coordenadora de comunicação e marketing da CBTU, Deysiane Mota.
Os leitoristas da Cagepa Alefe da Silva e Ricardo Nixon estavam na plataforma à espera do trem quando a ação começou. Interessante e importante foram os adjetivos utilizados na avaliação dos dois. “Interessante porque enquanto espero o trem eles estão alertando e espalhando informações. Para quem não faz algum tipo de limpeza ou não sabe como fazer, esse momento pode ser um diferencial”, ressaltou Alefe.
Ricardo explica que às vezes a água acumula nas tampas das caixas de leitura da Cagepa. Sempre que os dois observam um possível foco para a criação do Aedes aegypti, rapidamente eliminam. Para eles, é uma forma de ajudar no combate ao mosquito que vem causando tantos problemas.