Missa

Celebração dedicada à padroeira

publicado: 06/08/2024 09h18, última modificação: 06/08/2024 09h18
Ato litúrgico atraiu centenas de fiéis na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa
missa.jpg

Neste ano, a Igreja Católica celebra 130 anos da Diocese da Paraíba e 110 anos de elevação à condição de Arquidiocese | Fotos: João Pedrosa

por Sara Gomes*

Ontem, centenas de fiéis prestigiaram a missa dedicada a Nossa Senhora das Neves, padroeira da capital, e ao aniversário de 439 anos da fundação da Paraíba. O ato religioso foi realizado na Catedral Basílica, no Centro de João Pessoa. O arcebispo metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson, se dirigiu até a varanda da Basílica acompanhado da imagem da santa e, do alto, abençoou a cidade e o estado, dando início à programação de encerramento da 439ª Festa das Neves.

"Nossa Senhora é mãe de todos os homens que habitam nessas terras, de povo acolhedor e que, nos últimos anos, tem crescido tanto"
- Dom Manoel Delson

A bênção é uma tradição que busca evocar energias positivas para que os paraibanos vivam sob a proteção de Nossa Senhora das Neves. Após a apresentação da Banda 5 de Agosto, bispos, seminaristas e padres participaram da solenidade no altar.

Em sua fala, Dom Manoel Delson afirmou que os aniversários da cidade e da fundação da Paraíba são sempre marcantes, porque coincidem com o da padroeira Nossa Senhora das Neves. “João Pessoa foi fundada neste dia portanto, a santa se tornou padroeira da capital, do estado e também da nossa arquidiocese. Nossa Senhora é mãe de todos os homens que habitam nessas terras, de povo acolhedor e que, nos últimos anos, tem crescido tanto. Muitos resolvem permanecer aqui por sua qualidade de vida. Parabéns por seus 439 anos”, destacou.

Por conta da festa da padroeira, foram criados novos mantos para cada dia do novenário | Fotos: João Pedrosa

Neste ano, a Igreja Católica celebra 130 anos da Diocese da Paraíba e 110 anos de sua elevação à condição de Arquidiocese, conforme destacou Dom Delson. “Durante todo o ano, realizamos programação especial para lembrar esta data. Portanto, a Festa das Neves representa o desfecho dessas comemorações”, frisou.

O arcebispo metropolitano da Paraíba relembrou ainda que o título “Neves” se reporta ao acontecimento do dia 5 de agosto do ano 363, quando a rainha do céu apareceu em sonho para um senhor. “Construa uma basílica na colina de Roma, que amanhã aparecerá coberta de neve. No entanto, nessa época era o verão europeu. Jamais poderia cair neve no mês de agosto, consagrando o milagre”, declarou Dom Delson.

Manto de Maria

Uma novidade deste ano, na festa da padroeira, foi a confecção de novos mantos para cada dia do novenário. O padre Liginaldo Miguel, coordenador da pastoral litúrgica da Arquidiocese da Paraíba, fez uma análise sobre o significado do manto de Nossa Senhora das Neves. “O manto de Maria significa proteção, envolvimento com a graça e é o sinal das virtudes que a mãe de Jesus conservou. O vermelho nas vestes é símbolo da maternidade. A cor branca é o símbolo da santidade de Maria e sua pureza. O azul nos remete à virgindade de Maria e ao seu envolvimento com o céu”, explicou o sacerdote.

Maria das Neves Feitosa, 80 anos, demonstrou sua devoção à santa desde o seu nascimento. Ela contou que sua mãe teve um parto complicado. Por isso entregou a vida da sua filha a Nossa Senhora das Neves. “A santa é minha madrinha de batismo. Todo ano venho prestigiar o novenário e a missa no aniversário da cidade. Hoje é um dia sagrado pra mim”.

Natural da Bahia, a professora universitária Thais Teles, 37 anos, começou a morar em João Pessoa neste ano. Ela visitou a catedral pela primeira vez, elogiando também a receptividade do povo paraibano. “João Pessoa é uma cidade muito organizada, com praias lindas e de povo acolhedor”, disse Thais Teles.

Procissão encerra a programação religiosa

Seguindo a programação da Festa das Neves, os fiéis católicos lotaram a Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, para a Santa Missa de encerramento ao final da tarde de ontem. Presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese da Paraíba, Alcivan Tadeus, a celebração foi um momento de reflexão e agradecimento pelas bênçãos concedidas ao longo dos dias da festa.

Imagem da santa padroeira seguiu pelas ruas do Centro Histórico | Fotos: João Pedrosa

Em seguida, no ponto alto da programação, os fiéis seguiram pelas ruas do Centro Histórico da cidade, em procissão ao lado da santa padroeira. “Que essa festa seja a oportunidade de refletirmos sobre nossas ações, para buscarmos trazer a palavra de Deus para a nossa prática cotidiana. É na prática que devemos mostrar os ensinamos de Deus”, destacou o religioso.

Para a pedagoga Cassandra Rocha, que foi com o esposo e as suas duas filhas, a procissão foi uma oportunidade de agradecer por todas as conquistas e pela saúde e união da família. “Venho todos os anos e saio daqui renovada. Neste ano, vim com todos da família para que pudéssemos agradecer por tudo o que conquistamos e que ainda vamos conquistar”, comemorou ela, emocionada.

Durante os dias de programação religiosa, os fiéis puderam expressar sua fé e devoção à padroeira da cidade e do estado. A festa, que acontece anualmente, reuniu milhares de pessoas da Região Metropolitana de João Pessoa e de cidades vizinhas, que se juntaram para homenagear Nossa Senhora das Neves.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de agosto de 2024.