O mês de julho é dedicado à causa animal e tem por objetivo gerar reflexão sobre a saúde dos bichinhos de rua e domésticos. É o chamado “Julho Dourado”, que além de oferecer diversos serviços, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Prefeitura de João Pessoa reforça a campanha “Mi & Au”, pela adoção responsável de cães e gatos.
De acordo com a diretora do Centro de Zoonoses, Pollyana Dantas, só no primeiro semestre deste ano, a campanha ajudou a encontrar tutores para mais de 100 animais reabilitados pelo local. Em 2022, o número foi superior a 150 adoções.
“A nossa campanha busca incentivar a adoção de animais reabilitados de inúmeras condições como maus-tratos, apreensões judiciais e acidentados, que após a recuperação estão saudáveis e aptos a serem inseridos em lares amorosos, fazendo toda a diferença para as famílias que de coração aberto recebem todo o carinho que esses animais trazem com eles”, afirmou Pollyana.
Segundo a diretora, para adotar um animal o interessado deve ter, no mínimo, 18 anos, apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e preencher um termo de compromisso para a adoção responsável. O centro ainda disponibiliza uma conta no Instagram (@zoonoses.jp), onde a população pode acompanhar os animais disponíveis para adoção responsável.
“No perfil, nós divulgamos constantemente fotos dos animais disponíveis para adoção, assim como a alegria dos que já estão em seus lares definitivos, adotados e felizes. Vale lembrar também que todos os animais adotados já saem com sua castração garantida, de acordo com sua idade adequada”, explicou Pollyana Dantas.
O Zoonoses está com uma sala aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, disponibilizando adoções de animais e agendamento de castrações. Além disso, para protetores e usuários que têm muitos animais em seus cuidados, é oferecido o serviço de vacinação itinerante, onde os vacinadores vão com veterinários nas residências e fazem também a visita técnica para avaliar os animais, suas condições de saúde e fazer o levantamento para marcar as castrações.
ONG Patinha Voluntária lança projeto
A ONG Patinha Voluntária, projeto que atua na Grande João Pessoa, resgatando e reabilitando cães e gatos, lançou uma campanha de arrecadação de livros, com o propósito de angariar recursos para manter a organização funcionando. Atualmente, existem dois pontos de recebimento, para quem puder contribuir — o petshop Pet Sul, localizado em Mangabeira, ao lado da Praça do Coqueiral, e a clínica veterinária G&Silva, no bairro do Valentina. Em cada um deles, caixas estarão disponíveis para que os doadores possam deixar os seus livros.
De acordo com a coordenadora do Patinha Voluntária, Janaína Silva, “nesse momento, ações de caráter voluntário ainda são a única solução para salvar milhares de vidas.”
Ela conta que, “nesse sentido, o Patinha Voluntária tem empenhado esforços para desenvolver a campanha de doações de livros. Toda a renda arrecadada será empregada para manutenção dos animais e melhorias estruturais do projeto. O objetivo também é apresentar à população uma nova forma de apoio a projetos sociais.”
Atualmente, mais de 50 animais estão sob os cuidados diretos da ONG que, no momento, não possui um abrigo. Os cães e gatos tutelados ficam na casa de voluntários, e o projeto se organiza para quitar despesas como ração, consultas com o veterinário, medicamentos e materiais de limpeza. Para custear as despesas, a organização desenvolve diversas ações, como vendas de souvenirs em eventos, chás beneficentes, festival de pizzas, lives e vendas on-line.
O Patinha Voluntária funciona desde 2015, quando um grupo de pessoas se uniu para salvar uma gata em situação de vulnerabilidade e decidiu continuar ajudando os animais.
Em oito anos, o projeto ajudou mais de 300 cães e gatos a encontrarem um lar afetuoso e responsável. Mais informações a respeito da ONG podem ser encontradas através do Instagram, no @patinhavoluntariajp.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 4 de julho de 2023.