Cerca de 120 mil devem visitar os cemitérios públicos em JP

publicado: 30/10/2017 22h05, última modificação: 30/10/2017 22h39
8.jpg

Suzana Virgínio é uma das pessoas que sobrevivem com trabalho de limpeza de túmulos no Cemitério Senhor da Boa Sentença durante o ano - Foto: Edson Matos

José Alves

Cerca de 120 mil pessoas devem visitar os cemitérios públicos da capital durante o feriado de 'Finados', nesta quinta-feira (2), sendo aproximadamente 80 mil só no Senhor da Boa Sentença. No sentido de receber bem os visitantes, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com a Emlur intensificou as ações que incluem pintura das igrejas e capelas, restaurações dos pavimentos, recuperação dos monumentos, podas de árvores, capinação e desobstrução das vias de passagem. No Cemitério Senhor da Boa Sentença, fundado há 280 anos, serão celebradas cinco missas, às 7h, 9h, 11h, 15h e 17h. A missa das 9h no Boa Sentença será celebrada pelo arcebispo da Paraíba, dom Manoel Delson. Ele também vai celebrar missa às 16h, no Cemitério do Cristo Redentor, que ainda terá celebração mais cedo, às 7h. No Cemitério Santa Catarina, as missas acontecerão às 8h, 10h e 16h. Já no Cemitério São José, a celebração será às 8h.

Em todos os cemitérios públicos da cidade vão ser colocadas caixas coletoras para arrecadar dinheiro em prol da campanha do Hospital Padre Zé, que sobrevive de doações da sociedade, atendendo principalmente as pessoas mais humildes. Segundo o administrador do Senhor da Boa Sentença, Joacil Aldo da Silva, o cemitério tem aproximadamente nove mil túmulos e 300 covas rotativas. "A parte mais antiga do cemitério já foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) pela beleza arquitetônica dos túmulos, que são verdadeiras obras de arte", revelou o administrador.

Há mais de 20 anos realizando trabalho de limpeza em túmulos no Boa Sentença, Suzana Virgínio disse que sustenta sua família com esse trabalho. O valor dos serviços, segundo ela, depende do tamanho dos túmulos. "A limpeza mais em conta custa R$ 40,00, mas de acordo com o tamanho do túmulo, o valor da limpeza vai aumentando, podendo chegar a R$ 80,00", disse Suzana, complementando que já tem diversos contratos com famílias que zelam pelos túmulos onde estão os entes queridos. Assim como Suzana, existem dezenas de pessoas que sobrevivem dessa atividade nos cemitérios da capital. Outro exemplo é Michele Carneiro, que todos os anos trabalha duro na limpeza de túmulos para sustentar a família.

Pressão e glicemia

Por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), serão oferecidos serviços de aferição de pressão e testes de glicemia nos cemitérios públicos. Cada cemitério também vai contar com pontos de apoio, onde funcionários da Sedurb irão orientar os visitantes. “É uma data que sensibiliza muita gente e a Secretaria se preocupa, desde o início do ano, em intensificar as ações de trabalho nessas localidades, pra garantir o conforto dos visitantes”, disse João Furtado, secretário do Desenvolvimento Urbano.

Em virtude do 'Dia de Finados', a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ), estará intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti nos cemitérios da capital nesta terça (31) e quarta-feira (1º). Serão realizadas a identificação e eliminação de focos, aplicação de larvicida e controle químico com equipamento fumacê. As atividades de fiscalização e controle do Aedes nos cemitérios já faz parte das ações realizadas pela GVAZ ao longo do ano.

“Solicitamos às pessoas que forem fazer suas visitas e ao levarem arranjos deem preferência às flores que sobrevivam na terra e não na água, pois são criadouros para o mosquito. O combate ao mosquito tem que ser de todos. O poder público faz sua parte, mas precisamos que a população também faça a sua”, destacou o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses da SMS, Nilton Guedes.

Serviço

A população pode ajudar no combate ao Aedes aegypti fazendo denúncias sobre possíveis focos do mosquito pelos telefones 0800 282 7959 e 3214-5718 ou pelo e-mail coessmsjp@gmail.com. O telefone central da GVAZ é 3218-9357.