Notícias

Chuvas alagam ruas de JP e rio transborda no bairro São José

publicado: 29/07/2017 00h05, última modificação: 29/07/2017 02h21
cheia.jpg

Famílias do bairro São José tiveram as casas invadidas pelas águas do Rio Jaguaribe e foram encaminhadas para abrigos - Foto: Ortilo Antônio

tags: chuvas , alagamentos , joão pessoa , bairro são josé , rio jaguaribe


José Alves

As chuvas torrenciais que caíram desde a madrugada dessa sexta (28) na Região Metropolitana de João Pessoa provocaram inúmeros transtornos para as populações ribeirinhas e motoristas, que tiveram muita dificuldade para poder chegar ao local de trabalho. Foram 146,2 mm de chuva em 24 horas, o que representa quase 60% das chuvas registradas durante este mês.

No bairro São José, cerca de dez famílias tiveram que abandonar suas casas com a ajuda dos técnicos da Defesa Civil e da Secretaria do Desenvolvimento Urbano do município. As famílias foram encaminhadas para abrigos porque tiveram as moradias invadidas pela água do Rio Jaguaribe, que transbordou.

Ao longo da manhã da sexta foram registrados alagamentos em diversas avenidas e ruas da cidade, a exemplo da avenida Pedro II. Ao lado do viaduto do Retão de Manaíra, o acúmulo de água não permitiu que veículos pequenos pudessem fazer o contorno para ter acesso à BR 230. Próximo à estação da CBTU, o trânsito também ficou praticamente parado durante boa parte da manhã por conta do alagamento.

O diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil da Capital, Alberto Sabino, confirmou que foram registrados alagamentos em diversos pontos da cidade, deixando o trânsito bastante complicado por boa parte da manhã, como na avenida Sérgio Guerra e outras ruas da região do bairro dos Bancários e de Mangabeira. A Defesa Civil também registrou a queda de uma árvore nos Bancários, mas informou que ninguém se feriu.

De acordo com a Aesa, a previsão para este sábado (29) é de céu nublado com ocorrência de chuvas esparsas no Litoral, Brejo e Agreste. No Cariri e Sertão a previsão é de céu nublado.

Ventos fortes

De acordo com informações da Capitania dos Portos, o Litoral paraibano pode ter ventos fortes e mar agitado, com ondas de até quatro metros, até o domingo (30). Além das ondas, também é esperada uma ventania com intensidade 8, numa escala que vai até 12, podendo chegar a 74 km por hora.

A Capitania dos Portos alerta aos praticantes de esportes e pescadores para que evitem entrar no mar para a realização de suas práticas. A atenção deve ser redobrada para todas as embarcações em seus sistemas de segurança. Em caso de emergências no mar, as pessoas devem ligar para os seguintes números 185, 3241-2805 ou 0800 281 3071.