Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > Ricardo participa de reunião da Associação de Imprensas Oficiais

Notícias

Ricardo participa de reunião da Associação de Imprensas Oficiais

por publicado: 28/07/2017 00h05 última modificação: 28/07/2017 01h34
Ortilo Antônio Na abertura da Reunião da Abio, o governador  destacou a importância da imprensa oficial para a transparência na gestão pública

Na abertura da Reunião da Abio, o governador destacou a importância da imprensa oficial para a transparência na gestão pública


O governador Ricardo Coutinho participou na manhã dessa quinta (27) da abertura da 62ª Reunião da Associação Brasileira das Imprensas Oficiais Brasileiras (Abio), que acontece até este sábado (29) no auditório do Hotel Nord Luxxor Tambaú. Ricardo foi recebido pela superintendente do Jornal
A União, jornalista Albiege Fernandes, pelos diretores do órgão e pelo presidente da Abio, Luiz Gonzaga Fraga de Andrade.

Na ocasião, Ricardo destacou a importância da Imprensa Oficial para a transparência na gestão pública. "A existência da Imprensa Oficial vai muito além da publicação do Diário Oficial. A Imprensa Oficial proporciona ao cidadão, além de transparência com a coisa pública, memória, uma série de valores que têm ganhado pouca importância no contexto brasileiro atual", ressaltou.

O governador compartilhou com representantes de diversos estados, a exemplo do Rio de Janeiro e São Paulo, a experiência bem-sucedida do Jornal A União, o terceiro mais antigo em circulação no Brasil. "Além de ser o terceiro mais antigo em circulação no Brasil, o jornal A União alcançou o desafio de não ser o 'jornal do governo', tendo como objetivo a coisa mais importante numa democracia, que é a informação", afirmou.

A presidente da Imprensa Oficial da Paraíba, Albiege Fernandes, pontuou os principais temas que serão debatidos durante o encontro da Abio. "Uma das principais bandeiras dessa reunião é a necessidade do Diário Oficial físico, já extinto em alguns estados brasileiros. É um mecanismo de transparência fundamental para o cidadão brasileiro. Muitos já são online, impedindo o direito à informação por quem não tem acesso à internet", explicou.

Albiege Fernandes explicou, ainda, que um dos temas discutidos será a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 146/2017, aprovado no mês de junho, e que autoriza a destruição de documentos originais depois de digitalizados. "É um tema muito importante, pois talvez diminua o processo de transparência das ações governamentais, entre outras implicações", disse. "Outra pauta é a necessidade de os governos encontrarem formas de receita para as gráficas oficiais, a exemplo do que já ocorre aqui na Paraíba", completou.

Um dos participantes foi o deputado João Bosco Carneiro, autor de projeto de lei que tornou o Jornal A União Patrimônio Cultural do Estado da Paraíba. "É um jornal que tem levado informação à população paraibana, que já faz parte do dia a dia do povo paraibano. Além do mais, junto com o Diário Oficial, tem dado ainda mais transparência às ações do Governo do Estado", frisou. Durante a solenidade, o deputado entregou ao governador e à superintendente de A União placa alusiva ao decreto de reconhecimento do jornal como patrimônio cultural.

Av. Chesf - Distrito Industrial, 451. João Pessoa - PB. CEP 58082-010
CNPJ 09.366.790/0001-06