Chuvas causam quedas de árvores em JP

publicado: 24/05/2022 09h06, última modificação: 24/05/2022 09h06
2021.05.14_arvore caida epitacio pessoa © roberto guedes (59).JPG

Foto: Roberto Guedes

por Beatriz de Alcântara*

O período de inverno é marcado por chuvas e ventanias que podem, em alguns casos, ocasionar a queda de árvores ou galhos dessas árvores. Esse risco de queda também se configura em risco de acidentes para motoristas, pedestres e a população, de maneira geral. Em João Pessoa, cai uma média de 40 árvores anualmente. Com as chuvas do final de semana foram registradas duas quedas de árvores na capital.

Em 2022, até agora, já foram registradas a queda de 28 e o inverno, oficialmente, ainda não começou. A fim de evitar os possíveis acidentes e essas quedas, existem divisões que trabalham na manutenção e prevenção de quedas das cerca de 300 mil árvores viárias que existem na capital paraibana.

O engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP), ressalta que esse risco acentuado de quedas na chamada “estação das chuvas” se dá em razão dos ventos fortes, mas também de outros fatores como o acúmulo de água na copa das árvores (elas ficam mais pesadas), sistema radicular muito compactado com cimento demais em cima da raiz, presença de fungos, entre outros.

Para evitar os acidentes relacionados ao tombamento de árvores ou galhos, o trabalho dos órgãos competentes envolve a chamada poda de contenção e de conformação, além de outros serviços que estão associados ao planejamento do manejo arbóreo da cidade.

“Diminuir o volume da arquitetura da copa das árvores, para que ela tenha esse acúmulo de água, mas não fique muito pesada. Desobstruir parte do sistema radicular, onde a alvenaria está toda cobrindo a raiz e essa raiz é sufocada, ficando sem oxigenação. Resolver também problemas de saúde das árvores, verificando as que estão com fungos apodrecedores, com problemas de cupim” são alguns exemplos de atividades, de acordo com Fontes.

A manutenção das árvores e a prevenção de quedas é um trabalho que, na capital da Paraíba, envolve a Semam e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb-JP), ambas vinculadas à Prefeitura Municipal de João Pessoa. Na seção de Meio Ambiente, a responsabilidade envolve o mapeamento e diagnóstico das árvores urbanas/viárias da cidade. “Através de sua equipe técnica verificando as condições da saúde das árvores, as questões das infraestruturas das copa das árvores e, enfim, todo esse monitoramento”, explicou Anderson.

A segunda parte envolve a Sedurb, que é responsável por fazer o levantamento das urgências para os serviços de poda e desenvolver a programação deles. Se um morador identificar uma árvore apresentando risco de queda, um crescimento inadequado ou aspecto seco, por exemplo, é possível entrar em contato com a Divisão de Arborização e Reflorestamento da Semam por meio do telefone (83) 9 8645-8430. “Nesse caso, a pessoa vai pedir uma avaliação e, dentro do contexto, a Semam vai informar como abrir um processo”, informou Fontes.

Em casos de chuvas e esse risco aparente de queda de árvore, a população deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou com a própria Semam, através do número 3218-9208, que é a Divisão de Fiscalização Ambiental.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 24 de maio de 2022