População reclama de buracos nas ruas de João Pessoa

publicado: 07/06/2017 00h05, última modificação: 07/06/2017 08h17
rua.jpg

O buraco existente na Rua Diógenes Gomes da Silva, em Mangabeira, tem causado transtornos a moradores da área e motoristas - Foto: Ortilo Antônio

tags: prefeitura de joão pessoa , buracos , rua , seinfra

Cardoso Filho

“Será preciso morrer alguém para que haja providência?”. Esta foi a reflexão da cabeleireira Eliane Gonçalves ao reclamar de um buraco na via pública que está provocando transtornos, tanto para os moradores da Rua Diógenes Gomes da Silva, no Bairro de Mangabeira, quanto a motoristas. Eliane disse que o buraco está na frente de sua garagem, dificultando a saída do carro. “Toda vez que vou sair tenho que pedir ajuda a meu vizinho, pois fica inviável sair sozinha”, disse.

Ivalcio de Lacerda e Maria de Fátima de Oliveira Silva, que também se sentem prejudicados com o buraco, revelaram terem procurado a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria municipal de Infraestrutura (Seinfra), mais nenhuma providência foi tomada. Maria de Fátima disse que há cerca de um mês tentam uma solução junto a prefeitura e até agora nada. “Eles vieram aqui, prometeram solucionar, mas ficou apenas na promessa”, disse a moradora.

De acordo com Ivalcio, o buraco está prejudicando o trânsito naquela rua há cerca de dois meses e quando chove piora. “Começou pequeno, foi aumentando, aumentando e hoje está desse jeito, sem solução”, reclama.

Os próprios moradores colocaram sinalização, no entanto, principalmente à noite, os acidentes são constantes, devido a escuridão na rua. Anteontem, quase acontecia uma tragédia quando uma moto passou pelo buraco e o motoqueiro caiu. O comerciante Gedson José do Nascimento é de Natal e há cerca de 15 dias está residindo em João Pessoa. Ele reclama dos buracos, principalmente onde reside. “A prefeitura devia tomar uma providência urgente’, disse.

Além da Rua Diógenes Gomes da Silva, buracos em outras avenidas também estão provocando transtornos à população, entre elas, a Porfírio Costa e a Cruz das Armas, no Bairro de Cruz das Armas; Pedro II e muitas outras.

Posição da Seinfra

A Secretaria municipal de Infraestrutura enviou uma nota informando que disponibiliza à população o telefone 0800.031.1530 para que qualquer cidadão solicite os serviços da Operação Tapa Buraco e que a ligação é gratuita.

Segundo a nota, os trabalhos da operação integram as ações desenvolvidas pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Seinfra, e beneficiam todos os bairros da cidade. Salienta que equipes de manutenção trabalham diariamente na restauração do pavimento em PMF, paralelepípedo convencional e bripar. São várias equipes com mais de 100 homens mobilizados na execução desses serviços.

A programação da Seinfra dá prioridade às vias que fazem parte da rota dos transportes coletivos e aquelas que concentram grande volume de tráfego, embora todas as ruas sejam contempladas. A Diretoria de Manutenção da Seinfra define a programação com base nas demandas que chegam diariamente à Secretaria de Infraestrutura via telefone, ofício, e-mail, rádio escuta municipal ou por e-mail.

A população pode fazer a solicitação do serviço por meio do telefone 0800.031.1530, pelo e-mail seinfra@joaopessoa.pb.gov.br ou diretamente na sede da Seinfra. Ao receber o pedido, é realizada uma vistoria na via e, se constatado que o problema é de competência da Seinfra, a solicitação entra na programação para execução do serviço.