Notícias

“Coelhadas Gigantes”

Coelho Sansão chega a João Pessoa

publicado: 05/07/2023 00h00, última modificação: 06/07/2023 14h09
Mascote, que faz parte da ação que celebra os 60 anos da Mônica, fica no Busto de Tamandaré até o dia 30
1 | 2
Sansão está instalado em uma das principais paisagens da cidade, no Busto de Tamandaré. João Pessoa é a terceira cidade do Brasil a receber a atração, que já esteve em São Paulo e Campina Grande - Fotos: Evandro Pereira
2 | 2
Sansão foi recebido pelo governador João Azevêdo e autoridades
60-Anos-da-Mônica_Busto_Tamandaré.jpg
Sansão_com-autoridadesPB.jpg

por Sara Gomes*

Depois de prestigiar os 40 anos do Maior São João do Mundo, a versão gigante do Sansão - mascote da Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, chegou em João Pessoa ontem, terceira cidade do Brasil a receber a atração. A exposição “Coelhadas Gigantes” faz parte da ação que celebra os 60 anos de criação da personagem Mônica, homenageada com bolo, mas também para divulgar o Imagineland - evento de cultura pop, que acontece no Centro de Convenções, de 28 a 30 de julho. A expectativa de público é de 40 mil pessoas, somando os três dias do evento, segundo a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo Econômico.

O Sansão, que foi recepcionado pelo governador João Azevêdo, pelo vice-governador Lucas Ribeiro, pelo prefeito Cícero Lucena, o vice-prefeito Leo Bezerra e o analista de Negócio da Maurício de Sousa Produções e filho do criador da Turma da Mônica, Marcelo Sousa, além de várias autoridades, fica na capital paraibana até o próximo dia 30 de julho, compondo uma das principais paisagens da cidade, no Busto de Tamandaré. Depois disso será levado ao Centro de Convenções, onde estará ocorrendo o Imagineland. A chegada do Sansão à capital é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, a Imagineland, a Maurício de Sousa Produções e a Prefeitura de João Pessoa.

Sansão_com-autoridadesPB.jpg
Sansão foi recebido pelo governador João Azevêdo e autoridades

Na oportunidade, o governador da Paraíba destacou os investimentos na cultura por meio da Secretaria de Estado da Cultura e da Fundação do Espaço Cultural (Funesc), elencando alguns eventos. “Os investimentos são constantes. Terminamos recentemente o Festival de Música da Paraíba.Temos uma programação extensa para todo o ano aprovado. A Lei Paulo Gustavo vai investir mais de R$ 48 milhões no setor cultural, já a Lei Aldir Blanc foi implementada com mais de R$ 30 milhões. Tivemos a oportunidade de recuperar o Teatro de Santa Catarina, em Cabedelo, o Teatro Santa Roza também recebeu investimento. O Governo da Paraíba implantou o Museu da História da Paraíba e o Museu de Arte Popular Janete Costa. Ou seja, a Paraíba vive um momento diferente na cultura, mas também no turismo. Basta observar a capacidade do Estado em atrair turistas e eventos dessa magnitude”, frisou.

Para o prefeito Cícero Lucena, a chegada de Sansão a João Pessoa é mais uma forma de divulgar a cidade para o país como destino turístico. “Essa é mais uma forma de mostrar nosso potencial e atrair turistas e visitantes, o que já é uma tendência. Esse evento é mais um que escancara nossas portas para o país”, afirmou.

O cartunista Mauricio de Sousa será um dos homenageados do Imagineland. O governador João Azevêdo enfatizou a importância da Turma da Mônica no processo de alfabetização da criança.“Quem nunca leu um gibi da Turma da Mônica? É uma alegria muito grande poder sediar este evento, mas também promover o turismo no Estado. A meta é consolidar o Imagineland no calendário de eventos da Paraíba, pelo menos a cada dois anos”, afirmou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Borges Lucas, considera um privilégio receber um personagem que mexe com a memória afetiva do brasileiro. “Eu vi adulto virar criança, pois a exposição mexe com o nosso emocional, mas o objetivo final é promover a Paraíba como destino turístico”, comemorou.

O analista de Negócio da Maurício de Sousa Produções e filho do criador da Turma da Mônica, Marcelo Sousa, revelou que já ouviu muitos relatos interessantes de incentivo à alfabetização através da Turma da Mônica, como também a propagação de valores, mensagem de amizade, respeito e educação ambiental.

“Eu fico feliz quando ouço o relato de uma pessoa mais velha dizendo que aprendeu a ler com a Turma da Mônica, mas também com uma criança pequena dizendo que se identifica com a Magali. Já ouvi relato de uma avó que continua mandando o gibi para a família que mora no exterior para que os netos continuem falando português. O gibi, por conseguir misturar a linguagem visual com o texto, tem um papel muito importante na primeira infância, estimulando a criatividade através das imagens”, contou Marcelo Sousa.

Imagineland vai unir cultura pop e inovação

Teve início a contagem regressiva para o Imagineland- o maior evento de cultura pop e inovação do Nordeste, que se espelha em iniciativas como o Soutby Southwest (SXSW) - que aborda economia criativa, cultura digital, marketing e tecnologia, até as convenções de cultura pop, a exemplo das ComicCon espalhadas pelos Estados Unidos e a CCXP (Comic Con Experience), no Brasil.

O idealizador e um dos sócios do Imagineland, João Paulo Sette, explicou que a maioria dos grandes eventos da cultura pop se concentra no eixo Rio-São Paulo. “Este é o primeiro evento nessa proporção e com essas características. A ideia é que o evento transcenda a Paraíba e se torne um evento no calendário do Nordeste. Sou paraibano, então poder trazer esse evento para o Estado é de um orgulho imenso”, afirmou.

Para o jornalista cultural e gerente de programação e conteúdo da Parayba FM, André Cananéa, o diferencial do Imagineland é que agrega o melhor de dois mundos: o SXSW com as convenções de cultura pop. “Como fã desses dois mundos e como jornalista torço para que dê muito certo, tornando João Pessoa uma referência internacional (sem exageros) na produção de um mega evento”, destacou.

Mais informações https://imagineland.com.br/

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 5 de julho de 2023.