Arrasta-pé

Começa o Maior São João do Mundo

publicado: 30/05/2024 09h14, última modificação: 30/05/2024 09h14
Edição 2024 terá 33 dias de muita música e dança, celebrando também os 41 anos de tradição do evento
São João OK de CG - Codecom-PMCG.jpg

Expectativa dos organizadores e da prefeitura é levar ao público uma extensa agenda cultural | Foto: Divulgação/Codecom-PMCG

por Redação*

Para os amantes das festas juninas, acabou a espera. O arrasta-pé no Maior São João do Mundo, em Campina Grande, teve início ontem. Nessa edição, o evento contará com 33 dias de muita celebração. Na noite de ontem, subiram ao palco do Parque do Povo os artistas Flávio José, Sâmya Maia, Santanna e Alcymar Monteiro. Somente nos primeiros cinco dias de festa, o calendário cultural contará com mais de 100 atrações por diversos pontos do parque, reunindo espetáculos de música e dança divididos entre Palco Principal, Palco Cultural, Pirâmide do Parque do Povo, as Ilhas de forró de Seu Bezerra, Seu Vavá e Zé Lagoa, além do Pátio de Eventos localizado no Parque Evaldo Cruz, uma das novidades deste ano.

Número
Apenas nos primeiros cinco dias de festa, o calendário cultural contará com mais de 100 atrações no Parque Evaldo Cruz e no Parque do Povo

A temporada 2024 celebra os 41 anos de história da grande festa com um novo layout e uma vasta programação que enaltece a força e diversidade cultural do país, com ênfase no forró e nas tradições nordestinas. A expectativa da Prefeitura de Campina Grande e da Arte Produções é levar ao público uma extensa agenda cultural aos sete palcos que tornam o Parque do Povo o epicentro dos festejos juninos da Rainha da Borborema.

Nos próximos dias, passarão pelo palco principal nomes como Wesley Safadão, Karkará, Xand Avião, Dorgival Dantas, Zé Vaqueiro, além de Iguinho e Lulinha. Já no Palco Cultural, localizado na Arena Cidade, que compreende os bares, restaurantes, e leva o nome de ruas históricas de Campina Grande, cerca de 15 atrações garantirão muito forró. O espaço receberá, até domingo (2), artistas como Nicácia Brasil, Gegê Bismack, Forró Lampejo, Pedrinho Sanfoneiro, Gutiery Santos e Ítalo Alves.

A Pirâmide do Parque do Povo também será palco para diversos espetáculos de dança. Na programação já estão confirmados os grupos folclóricos Ariús, Caetés, Raízes, Tropeiros da Borborema e Balé Sisais.

Nas tradicionais três ilhas de forró (Seu Vavá, Zé Bezerra e Zé Lagoa), 45 trios e bandas de forró se apresentarão aos campinenses e turistas presentes no Parque do Povo. Entre as atrações, desde as programadas para ontem até aquelas previstas para  2 de junho, estão Trio Lucia Lemos, Trio Forró da Gente, Trio Estrela do Forró, Trio Casa de Palha e Trio Expressão do Forró.

Já no Pátio de Eventos, no novo Parque Evaldo Cruz, se apresentarão o Arraiá das Marias, Studio de Dança Classe A, bem como espetáculos promovidos pelos alunos do Centro Cultural Lourdes Ramalho.

Evento celebra os 160 anos de Campina Grande

A edição 2024 do Maior São João do Mundo também celebra os 160 anos da Rainha da Borborema e uma das novidades foi a obra de ampliação do Parque do Povo, que foi interligado ao Parque Evaldo Cruz, o Açude Novo. Os serviços iniciaram em 18 de março e foram concluídos em 30 de abril, aumentando a área total do Parque do Povo - que saiu de 31.595 m2 para cerca de 40 mil m2, um ganho de 26,5% de área.

Aumento
Capacidade de público no Parque do Povo foi ampliada para 73.500 pessoas, segundo dados do Corpo de Bombeiros

A capacidade de público, no Parque do Povo, saiu de 57.278 mil, para 73.500 pessoas, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros. A Prefeitura de Campina Grande informou que, considerando o trabalho de  integração com a entrega da primeira etapa do Parque Evaldo Cruz, a área total disponível para o evento atinge cerca de 50 mil m2.

Para as duas obras, somam-se cerca de R$ 40 milhões de investimento contando com a etapa final do Evaldo Cruz. Joab Machado, secretário de Obras do Município, destacou o cumprimento do cronograma e o esforço coletivo para entregar o espaço dentro do prazo. “Foi um movimento de terra consideravelmente grande para conseguirmos um nivelamento adequado do pátio, oferecendo mais conforto para os frequentadores do espaço de shows”, frisou.

Proibido

Quem vai participar do Maior São João do Mundo deve ficar atento às recomendações do que pode ser ser levado para o Parque do Povo. Uma lista, atualizada, de itens e utensílios que não poderão adentrar ao local foi divulgada pela organização da festa. Confira: objetos de vidro, metal, substâncias tóxicas, fogos de artifício e estampido, inflamáveis em geral, armas de fogo ou armas brancas, hastes de selfie, papel em rolo, bandeiras e faixas com mastro, correntes e cinturões, alimentos e bebidas, máquinas fotográficas que permitam a troca de lentes e filmadoras, copos não oficiais do evento e/ou dos seus patrocinadores, cadeiras em geral, roupas e acessórios com formatos e partes pontiagudas que possam machucar ou causar lesões.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 30 de maio de 2024.