BR-230

Começa obra no Castelo Branco para conter deslizamento

publicado: 22/05/2024 09h08, última modificação: 22/05/2024 09h08
2024.05.jpg

Previsão do Dnit é que o serviço seja concluído em dezembro | Foto: Carlos Rodrigo

por Paulo Correia*

A rodovia BR-230 está, desde ontem, passando por obras de contenção de deslizamentos, nas imediações do quilômetro 19, no bairro Castelo Branco. O objetivo é eliminar um ponto crítico da rodovia sujeito a desmoronamentos.  De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão responsável pela intervenção, “a obra em questão visa eliminar definitivamente tal ocorrência e, assim, propiciar maior segurança operacional não só para os usuários da rodovia, como também para as comunidades lindeiras [que estão no limite do espaço]”.

Na primeira etapa, com duração prevista de sete dias, serão realizados bloqueios parciais na rodovia durante a execução das obras.

Bloqueios

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os bloqueios serão realizados nos seguintes horários: de segunda a sexta, das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30; no sábado, das 13h às 17h; e no domingo, das 8h às 17h. É sugerida atenção dos condutores, pois com a execução das obras, é previsto que o tráfego fique mais lento na região.

A obra tem conclusão prevista para dezembro deste ano e foi orçada em R$ 7.425.107,81, devendo sofrer um acréscimo de 15%, devido a melhorias que serão implementadas. Realizada pelo consórcio entre o Dnit e as empresas Plínio Cavalcanti e Pontual Construções Ltda, ambas de Recife, a obra contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (CMJP), responsável pela retirada dos imóveis que impactam a execução do empreendimento, devido aos trabalhos necessários em drenagem e iluminação pública.

Segundo o Dnit, a justificativa da obra se deu por conta da ocupação desordenada e pavimentação do solo na região, pois, “com a ocupação desordenada, na parte superior da área, ao longo das décadas, procedeu-se a perda da vegetação que reveste a barreira, e ainda, com a impermeabilização do solo, as águas da chuva passaram a erodir o paramento do talude que faz parte da formação Barreirinhas, muito característica da região Nordeste do Brasil, que se caracteriza pela suscetibilidade a processos erosivos”.

Os taludes são inclinações de terra, naturais ou artificiais. Quando realizados de maneira artificial, são encontrados em rodovias, construções e terrenos grandes, buscando manter a estabilidade do solo, evitando deslizamentos, desmoronamentos e erosões.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 22 de maio de 2024.