greve

Conselho da UFPB suspende calendário acadêmico 2024.1

publicado: 12/06/2024 09h01, última modificação: 12/06/2024 09h01
Em Campina Grande, a decisão sairá na reunião do colegiado da UFCG, marcada para amanhã
Divulgacao-ADUFPB (1) valendo.jpg

Reunião deferiu solicitação do comando de greve dos docentes, que paralisaram no dia 3 deste mês | Foto: Divulgação/AdufPB

por Maria Beatriz Oliveira e Paulo Correia*

O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) deferiu a solicitação do Comando Local de Greve dos docentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) de suspender o calendário acadêmico relativo ao semestre 2024.1, que estava previsto para começar no dia 5 deste mês. A votação teve 26 votos favoráveis, sete contrários e duas abstenções. A reunião foi realizada na Sala da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), que fica na Reitoria da UFPB.

O deferimento prevê a suspensão das atividades acadêmicas — com exceção dos  estágios supervisionados para alunos concluintes, do internato em Medicina e das pesquisas de pós-graduação — enquanto durar o movimento grevista na instituição. Vale destacar que as demais atividades ligadas à pós-graduação não foram suspensas.

"O reitor confirmou a convocação do colegiado pleno para amanhã. Essa instância é quem tem poder de fazer a suspensão do calendário letivo"
- Rosildo Brito

Para Fernando Cunha, secretário-geral do Sindicato dos Professores da UFPB (Adufpb), a decisão não representa uma ratificação da greve, mas a garantia de um calendário pleno a todos os estudantes. “O número de professores que não aderiram à greve é muito pequeno, mas esse professor que quer dar aula não está com a turma completa, até porque há alunos que são de outras cidades e precisam viajar para cá. Então, a solicitação do comando foi para que o calendário possa, assim que acabar a greve, ser cumprido de forma igualitária para todos os estudantes. O conselho superior da universidade avaliou que isso é justo, apenas ressalvando alguns casos específicos de atividades”, explicou.

Uma coletiva de imprensa será realizada amanhã, na sede da Adufpb, às 10h, para explicar os motivos e encaminhamentos do movimento. Na sexta-feira, está previsto um ato dos servidores em frente à Receita Federal, localizada no bairro dos Estados, em João Pessoa. Atualmente, ao menos 53 universidades estão em greve.

Em Campina Grande

Depois de entrarem oficialmente em greve, na última segunda-feira (10), os docentes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) se reuniram na tarde de ontem (11) com o reitor da instituição, Antônio Fernandes Filho, para solicitar a suspensão do calendário letivo e das matrículas para o próximo semestre de aulas.

A reunião foi marcada logo que o Comando Local de Greve emitiu um ofício em que solicitava um encontro para discutir a justificativa da paralisação e o calendário letivo. Segundo Rosildo Brito, diretor cultural da Associação de Docentes da UFCG (AdufCG), a suspensão do calendário é prioridade tanto para os professores quanto para os discentes.

“O reitor confirmou a convocação do colegiado pleno para amanhã. Essa instância é quem tem poder de fazer a suspensão do calendário letivo. Então, a nossa expectativa é positiva em relação a isso, pois, se levarmos em consideração os movimentos grevistas feitos anteriormente, a paralisação do calendário sempre aconteceu”, observou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de junho de 2024.