Conselho define reajuste na tarifa de ônibus em JP

publicado: 05/02/2016 03h00, última modificação: 04/02/2016 21h31
PONTO DE ÔNIBUS NA PRICIPAL DOS BANCARIOS-(OA) (11).jpg

Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa quer reajuste para R$ 3,20 - Foto: Ortilo Antônio

tags: reajuste , ônibus , passagem , tarifa

José Alves

O novo preço das passagens dos transportes públicos de João Pessoa será definido hoje às 10h pelo Conselho Municipal de Mobilidade Urbana. Segundo o titular da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) e presidente do Conselho, Carlos Batinga, em João Pessoa existe uma defasagem no preço da tarifa de R$ 0,25. Ele explicou também que um contrato de concessão firmado no ano de 2010, prevê que em todo início de ano tem que ser realizado um estudo e um cenário de projeções sobre itens como renovação da frota, dissídio coletivo dos motoristas e mudança do valor do diesel para que seja discutido o valor da tarifa.

Carlos Batinga analisou que o preço das passagens dos transportes coletivos em João Pessoa vem caindo há anos por conta de decisões políticas. Ele disse que o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), que tem à frente o empresário Mário Tourinho, alega que o valor da passagem está defasado e que o último reajuste aconteceu no mês de julho do ano passado, quando a tarifa passou a custar R$ 2,70 e que agora para repor as perdas o sindicato propõe um reajuste no valor de R$ 3,20 (aumento de 18,5%).

Caso aconteça do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana decidir sobre o novo reajuste, o terceiro em menos de um ano em João Pessoa, a decisão final será do prefeito da capital Luciano Cartaxo. Ele é quem recebe o valor estipulado para avaliar se sanciona ou não.

Batinga observou que todas as capitais e muitas cidades já fizeram o reajuste das tarifas e João Pessoa ainda não. Ele disse ainda, que de acordo com as projeções feitas para o cenário deste ano, existe uma necessidade de reajuste no valor da tarifa. Mas não adiantou valores.

“O novo valor da tarifa deverá ser definido hoje durante a reunião do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana após a exposição do estudo e das projeções para este ano”, disse Batinga revelando que os transportes coletivos da capital vão passar a contar com GPS a partir deste ano. A reportagem tentou entrar em contato por telefone com o diretor do Sintur-JP, Mário Tourinho, mas não obteve resposta.