Fiscalização da Lei Seca será intensificada no Litoral

publicado: 05/02/2016 03h00, última modificação: 04/02/2016 21h26
lei seca foto walter rafael (4).JPG

A Operação Lei Seca está acontecendo com mais intensidade desde o início da programação da prévia carnavalesca Folia de Rua - Foto: Walter Rafael/Secom-PB

tags: lei seca , litoral norte

Cardoso Filho

O uso do bafômetro pelos agentes da Lei Seca será fundamental nas fiscalizações durante o período carnavalesco na região metropolitana de João Pessoa, principalmente nas estradas de acesso às praias de Lucena, Baía da Traição e Jacumã (Conde), que registram um grande fluxo de foliões a partir de hoje.

Ontem, o chefe do Policiamento do Detran-PB, Ricácio Cruz, concedeu entrevista dizendo que as operações nesses locais terão a participação de agentes do órgão e policiais do Batalhão de Trânsito. Um reforço no número de bafômetros está garantido para a eficiência no teste do etilômetro. Segundo ele, ao motorista que se negar a realizar o teste o bafômetro, o agente poderá aplicar a autuação administrativa e preencher o questionário – Sinais de Alteração da Capacidade Psicomotora, que será indexado à autuação. Neste caso, o condutor também poderá ser encaminhado à delegacia.

A Operação Lei Seca está acontecendo com mais intensidade desde o início da programação da prévia carnavalesca Folia de Rua e terá uma maior atuação durante o carnaval. Além do Batalhão de Trânsito, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) também estão integrados nessa operação.

Ricácio Cruz disse que inicialmente o agente solicita a documentação do veículo, do condutor e, posteriormente, convida o motorista a realizar o teste de etilômetro. “Caso seja comprovada a ingestão de bebida alcoólica acima do permitido, o condutor será conduzido à delegacia e o veículo entregue a uma pessoa habilitada que também passará pelo teste”, explicou.

O coordenador da Operação Lei Seca revelou que a bebida zero álcool pode enganar, pois a ingestão em excesso pode ser detectada e aí o procedimento é o mesmo. Ricácio salientou que as ações visam salvar vidas e aplicar a lei de trânsito vigente e consequentemente despertar na população a importância de um trânsito mais humano, evitando assim que vidas sejam ceifadas pela falta de consciência.

Desde 2013 o Contran endureceu a Resolução do que trata da punição para quem é flagrado com sintomas de embriaguez. A penalidade após autuação é multa de R$ 1.915,30, recolhimento da habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além da retenção do veículo.