Notícias

Proteção foi dispensada em locais abertos; em lugares fechados, liberação ocorrerá com 70% da população vacinada

Covid-19: novo decreto libera uso de máscaras

publicado: 08/04/2022 08h35, última modificação: 08/04/2022 08h35
20200911- Covid 19 -Marcus Antonius14.JPG

Foto: Marcus Antonius/Arquivo A União

por Alexsandra Tavares*

A partir de hoje, o uso de máscaras em espaços abertos passa a ser facultativo em toda Paraíba. A decisão consta no decreto Nº 42.388, publicado ontem no Diário Oficial do Estado (DOE). Nos municípios, como João Pessoa e Campina Grande, em que o percentual de vacinação da população vacinável (acima de cinco anos), com duas doses ou dose única (imunizante Jansen), for superior a 70%, fica facultado o uso de máscaras em ambientes fechados. O uso de máscara passou a ser obrigatório na Paraíba em março de 2020, logo no início da pandemia da Covid-19.

A recomendação é para que somente as pessoas que possuem comorbidades ou que apresentem sintomas da Covid-19 mantenham o uso desse acessório de segurança. A secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, afirmou que, mesmo estando facultado o uso de máscara em locais fechados para as cidades com percentual de vacinação acima de 70%, a população não deve relaxar na prevenção. “Enquanto Secretaria de Saúde, mesmo estando facultado o uso, recomendamos a utilização da máscara, entendendo que esse foi um grande item de proteção individual que salvou vidas na pandemia”.

A secretária ainda ressaltou a importância de todos os paraibanos buscarem o imunizante contra a Covid-19. “A medida de governo mais eficaz já está disponível em todos os postos de vacinação. A população precisa continuar fazendo o uso da vacina para atualizar seu cartão”.

Juntamente com a flexibilização do uso da máscara, a secretária frisou que, juntamente com o decreto, o Estado comemora a queda de casos de Covid-19 nos municípios paraibanos, declarando que esses foram os principais elementos que fizeram com que o Governo tomasse medidas mais brandas nesse decreto. Renata Nóbrega declarou ainda que a população precisa fazer a parte dela, mantendo as medidas protetivas, sobretudo em idosos e em pessoas com comorbidades.

O decreto disciplina ainda a ocupação do público em eventos culturais, esportivos e o retorno das atividades presenciais em alguns segmentos. A flexibilização no convívio social foi tomada considerando a progressão da cobertura vacinal no Estado e a queda no número de pessoas internadas nos postos de saúde e hospitais do Estado.

Até agora, a cobertura vacinal contra Covid-19 no Estado ultrapassa 85,19% para quem tomou a primeira dose, e chega a mais de 79,07% nos casos da segunda dose, colocando a Paraíba entres os três estados com maior índice de vacinação do Brasil.

A expectativa da gestão estadual é de que as medidas oficializadas no decreto atenuem os efeitos socioeconômicos e culturais impostos pela pandemia. O atual decreto, segundo a Secretaria de Saúde do Estado, ficará vigente até a realização de uma nova avaliação epidemiológica que indique a necessidade de mudanças.

O decreto traz a liberação da utilização de 100% da capacidade de público nos cinemas, teatros, circos, eventos sociais, corporativos e shows, observando os protocolos sanitários de segurança contra Covid-19.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 08 de abril de 2022