Começa hoje o processo de revitalização do Cruzeiro no Largo do São Francisco, em João Pessoa. Essa é a primeira fase do projeto Caminhos da Fé, que tem o objetivo de realizar um amplo trabalho de restauração patrimonial do complexo religioso barroco existente no Centro Histórico de João Pessoa, e vai contemplar o adro e a azulejaria que circunda o Centro Cultural São Francisco.
De acordo com o padre Marcondes Menezes, diretor do Centro Cultural São Francisco, o projeto Caminhos da Fé se estabelece como uma iniciativa de relevância cultural e histórica tanto para João Pessoa quanto à própria Paraíba. “A preservação desses monumentos não apenas honra o passado, mas também constrói um legado para as futuras gerações, promovendo uma maior compreensão da identidade e história locais”, disse.
O projeto Caminhos da Fé vai contemplar o adro e a azulejaria que circunda o Centro Cultural São Francisco
Serão três as etapas das obras de restauração no Centro Cultural São Francisco. A primeira delas inclui o Cruzeiro, localizado em frente da igreja, e que já passou pela fase de testes e recebeu as estruturas de proteção. De acordo com Jorge Eduardo Tinoco, arquiteto e responsável técnico pela obra, a previsão é que essa primeira etapa dure 90 dias. “Esse é o primeiro degrau de uma grande escada. Depois faremos o Adro e a Azulejaria, um projeto com grande valor histórico e arquitetônico”, afirmou o arquiteto, que também é especialista em obras de restauro.
O projeto Caminhos da Fé pretende conectar os moradores de João Pessoa, os paraibanos e os turistas com as raízes históricas da cidade, explorando as igrejas coloniais e locais de importância cultural e religiosa. Ao permitir que os visitantes conheçam a fundação da cidade a partir da visitação desses locais históricos, o projeto não apenas enriquece a compreensão da história local, mas estimula o turismo cultural, trazendo benefícios econômicos e educativos para a região.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 12 de setembro de 2023.