Casarões Senhoriais da PB

Cuitegi é destaque no turismo rural

publicado: 08/01/2023 00h00, última modificação: 09/01/2023 12h13
Entre as atrações da cidade, na Região Metropolitana de Guarabira, estão a barragem de Tauá e a Pedra de Mucunã
barragem do taua 1 (2).jpg

Vista da Pedra do Mucunã para a barragem do Tauá, um dos maiores patrimônios da cidade: área favorece a prática de trilhas e de rapel e encanta os adeptos do ecoturismo e dos esportes radicais - Foto: Fotos: Alexandre Henriques

por Mayra Santos*

Com quase sete mil habitantes, o município de Cuitegi, na Paraíba, localizado a 88 quilômetros da capital, é destaque pelo turismo rural que ganha visibilidade com a barragem do Tauá, a Pedra de Mucunã, além dos belos casarões senhoriais. Os cuitegienses são um povo de fé que, além de acolhedor e generoso, são devotos de Nossa Senhora do Rosário. O município já foi distrito de Guarabira, mas foi desmembrado em 1961, quando ocorreu sua emancipação política.

A economia local ganha notoriedade em Cuitegi pelo uso da argila na confecção de cerâmicas, sendo uma fonte geradora de emprego e renda. De acordo com o prefeito Geraldo Serafim, antes da fabricação de cerâmicas, o uso da argila era muito comum e, na época, era a principal fonte de renda das mulheres que sustentavam famílias comercializando utensílios nas feiras.

Com o tempo, a utilização da argila saiu de uma produção rústica e artesanal para uma produção mais industrial e de grande escala, gerando empregos diretos e indiretos através da produção de tijolos, lajotas, telhas, entre outros, contou Serafim. Isso se deve às inúmeras jazidas de argila que fazem do município um importante polo de confecção de louça. Além disso, o investimento na fruticultura, plantação de mandioca e criação de gado também faz parte da economia local.

O povo cuitegiense é de forte religiosidade e tem ainda uma devoção maior a Nossa Senhora do Rosário, padroeira do lugar

A cidade que faz parte da Região Metropolitana de Guarabira tem como municípios limítrofes Alagoinha, ao sul e Pilõezinhos, ao norte. Recentemente, Cuitegi completou 61 anos, em 26 de dezembro. A data foi comemorada com uma grande festa contando com participação da população em geral. Entre as atividades culturais, as festividades mais celebradas pela população são o dia de Santos Reis, São João, Dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade, que acontece no dia 7 de outubro e o dia de emancipação política de Cuitegi, em 26 de dezembro.

Já nesta semana começa a tradicional Festa de Reis que acontece durante quatro dias, de 4 a 7 de janeiro. A festa reúne não só a população cuitegiense como também a população das cidades circunvizinhas. Este ano, a celebração acontece pela primeira vez na praça de eventos Antonio Cunha Dantas. Além disso, o evento conta com um palco do brega, que é mais uma tradição da cidade para todos que pretendem se divertir.

Festas

De acordo com a secretária de Cultura, Marlene Cardoso, trata-se de um data festiva muito importante, porque sempre foi comemorada pelos antepassados, e os filhos de Cuitegi reconhecem a relevância desta data. “A expectativa é de um grande público, porque são quatro noites de festa e acreditamos que as pessoas comparecerão para prestigiar essa linda celebração que engrandece e fortalece a identidade cultural dos cuitegienses”, ressaltou a secretária.

Água límpida e pura: uma das características da região

A barragem de Tauá é uma reserva hídrica considerada uma das mais limpas e puras de todo estado, por isso é tida como um dos maiores patrimônios da cidade. Isso se deve ao fato de o curso das águas dos rios não passar pela zona urbana de nenhuma cidade, desse modo, impede a contaminação com esgoto, o que torna limpa e pura, abastecendo a barragem. Além disso, a barragem se destaca pela beleza exuberante.

rapel VALENDO.png

A pedra de Mucunã é outro ponto que encanta os adeptos do ecoturismo e esportes radicais, visto que favorece a prática de trilhas e de rapel. Da pedra de Mucunã é possível ter uma visão privilegiada da barragem de Tauá, o que atrai ainda mais a visita de turistas para o local. Além disso, existem as pedras do Espinho, é uma pequena igreja construída sobre a rocha, atraindo o turismo religioso também.

Casarões senhoriais
Com arquitetura colonial, os casarões senhoriais de Cuitegi remetem a um passado não muito distante, em que a monocultura da cana-de-açúcar e a escravidão faziam parte da realidade da época. No trajeto para os casarões, há pequenos restaurantes instalados nas trilhas, sendo uma forma de fomentar a gastronomia regional com as tradições da culinária dos engenhos.

Esporte
A prática de esporte também é um dos pontos fortes do município, principalmente, em relação ao futebol que vem sendo incentivado com a promoção de campeonatos que mobilizam o jogadores de Cuitegi. O judô é outra modalidade que vem sendo estimulada no município. Além disso, Cuitegi tem recebido incentivos para prática de esportes com a construção do campo de futebol de Várzea. A obra foi construída pelo Governo do Estado, em 2020, com um investimento de mais de R$ 700 mil.

Religiosidade
Devotos de Nossa Senhora do Rosário, os cuitegienses são conhecidos pela capacidade de acolhimento e pela mansidão. O povo vive a fé com devoção ao sagrado coração de Jesus. Na data em alusão a Nossa Senhora do Rosário, que acontece no dia sete de outubro, o povo percorre às ruas acompanhando a procissão com a imagem da santa, esculpida em madeira. A igreja matriz da cidade foi tombada como patrimônio nacional.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 8 de janeiro de 2023.