Contraste

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Paraíba > De Repente na Rede homenageia poeta Severino Feitosa, nesta quarta-feira

Notícias

De Repente na Rede homenageia poeta Severino Feitosa, nesta quarta-feira

por publicado: 05/05/2021 09h08 última modificação: 05/05/2021 09h08

A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) exibe, nesta quarta-feira (5), mais um programa da série ‘De Repente na Rede’, versão alternativa do projeto ‘De Repente no Espaço’. Em seu novo formato, em vídeo, a atração é exibida semanalmente, sempre às 19h, pelo canal da Funesc no YouTube (https://www.youtube.com/funescpbgov ). A apresentação é de Iponax Vila Nova, que nesta edição faz uma homenagem ao repentista Severino Feitosa (PE).

Severino Feitosa é poeta, repentista e radialista. Nasceu em Santa Terezinha, região do Pajeú Pernambucano, e aprendeu a arte do repente com o pai, que era agricultor e poeta, praticando a cantoria nos dias de folga do roçado, com outros cantadores da região. Assim, tendo seu pai como primeiro parceiro, Severino foi se aperfeiçoando na arte e, quando completou 21 anos, fez sua primeira cantoria.

A partir daí, passou a viver da profissão, somando até hoje mais de 50 anos de carreira. Já morou em diversos municípios paraibanos, como Patos, Cajazeiras, Guarabira e João Pessoa. Atualmente, reside em Campina Grande (PB), onde apresenta o programa Desperta Campina, pela rádio Campina FM, de segunda a sábado, e se destaca como um dos grandes nomes do repente de todos os tempos.

Desde julho de 2015, a Funesc realizava o projeto De Repente no Espaço mensalmente, sempre na primeira quarta-feira de cada mês, sem interrupção. O apresentador oficial e declamador é Iponax Vila Nova, coordenador do projeto, que, além conduzir as cantorias, realiza oficina de declamação e versos pelo estado.

Devido à pandemia da Covid-19, o projeto presencial foi temporariamente suspenso; no entanto, em seu lugar, foi criado o ‘De Repente na Rede’, no qual a cada semana é homenageado um repentista nordestino.

Iponax Vila Nova – Nascido na cidade de Cajazeiras, no Alto Sertão paraibano, filho do pernambucano Ivanildo Vila Nova, o maior dos repentistas da atualidade, Iponax cresceu com a poesia no seu dia-a-dia. Ainda muito jovem, levou sua arte para os mais distantes grotões do país. Um verdadeiro ativista da cultura matuta, é um grande articulador da arte do repente, considerado um dos grandes nomes da poesia e da declamação dos nossos dias.

Serviço

De Repente na Rede

Quarta-feira, 05/05/2021, às 19h

Homenageado: Severino Feitosa (PE)

Apresentação: Iponax Vila Nova

TV Funesc: www.youtube.com/funescpbgov

BR 101 - KM 03 - Distrito Industrial - João Pessoa-PB - CEP: 58.082-010
CNPJ 01.518.579/0001-41