alerta na PB

Deve chover em 56 municípios

publicado: 17/04/2024 09h02, última modificação: 17/04/2024 09h02
Segundo Inmet, cidades do Litoral, Brejo, Agreste e Sertão podem registrar precipitações pluviométricas intensas
EFEITO-DAS-CHUAS-RUA-HILTON-SOUTO-MAIOR-F-ORTILO-ANTÔNIO-(39).jpg

Comunidades pessoenses próximas a canais registraram acúmulo de água e Semob teve de intervir em vias da capital | Foto: Ortilo Antônio

por João Pedro Ramalho*

Chuvas intensas devem se precipitar sobre 56 municípios paraibanos, até as 10h de hoje. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para cidades no Litoral, Brejo, Agreste e Sertão do estado, com um grau de severidade representando perigo potencial. A previsão é de que, no intervalo de quase 24 horas, a partir das 10h09 de ontem, chova até 50 milímetros por dia, com ventos entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Nesse período, há um risco baixo de queda de galhos de árvores, alagamentos, e corte de energia elétrica, bem como de descargas elétricas. No restante do dia, as expectativas para esses municípios variam, segundo informações da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). A Aesa alerta para a possibilidade de chuvas a qualquer hora, no Litoral, no Brejo e no Agreste, e de precipitações isoladas entre a tarde e a noite, no Sertão.

Contatos

A população de João Pessoa pode entrar em contato com a Defesa Civil de três maneiras: pelo WhatsApp, por meio do (83) 98831-6885; ligando para o 199, que está em fase de teste; ou pelo aplicativo de celular “João Pessoa na palma da mão”. Em caso de transtornos nas vias públicas causados pelas chuvas, como quedas de árvores ou de postes, a orientação da Semob é que as ocorrências sejam registradas, exclusivamente, por Whatsapp, no número (83) 9 8760-2134.

Defesa Civil registra ocorrências em JP

Na capital paraibana, os efeitos do período chuvoso foram sentidos desde a manhã de ontem. A Defesa Civil do município registrou seis ocorrências relacionadas às chuvas: quatro no Bairro das Indústrias, uma no bairro José Américo e outra no Vieira Diniz. De acordo com o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa, Jailton Gomes, o órgão foi acionado para lidar com o alagamento em algumas ruas, com o comprometimento da rede pluvial, causado pelo descarte errado de lixo pela população, e com o acúmulo de água em comunidades próximas a canais.

Saiba Mais
Ontem, foram registradas fortes chuvas na região atendida pelo 3° Batalhão de Bombeiro Militar (3°BBM). Entre os municípios que registrou maior volume foi Dona Inês, onde uma represa de pequeno porte teve sua estrutura afetada pelas chuvas e a equipe do Corpo de Bombeiros foi até o local para dar orientações à população. O 3°BBM informou que está de prontidão, monitorando a quantidade de precipitações pluviométricas na região.

Já a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob) precisou agir em duas vias da cidade, para solucionar engarrafamentos causados pelo fluxo de água. Os impactos no trânsito ocorreram no início da Avenida Hilton Souto Maior, nas imediações do Viaduto do Cristo, bem como na Avenida Valdemar Naziazeno, próximo à Cidade da Polícia Civil, no bairro Ernesto Geisel.

Segundo dados da Defesa Civil de João Pessoa choveu, em média, 29 mm na cidade, entre as 16h de segunda-feira e o mesmo horário de ontem. Os bairros mais afetados foram Cristo (41 mm), Centro (36,4 mm) e Grotão (34 mm). Jailton Gomes considera os índices registrados baixos, e a expectativa para hoje é de que não haja transtornos mais graves.

Ainda assim, ele alerta para os cuidados que sempre devem ser tomados pelos moradores das regiões alcançadas pelas chuvas. “A gente sempre pede para a população não ficar muito na rua ou em local aberto, nem abaixo de árvores. E quem mora em locais de risco, se perceber movimentação de massas ou aumento do nível da água, deve procurar um lugar seguro e entrar em contato com a Defesa Civil”, afirma o coordenador do órgão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 17 de março de 2024.