renovação

Frota de JP ganha 35 novos ônibus

publicado: 16/04/2024 09h08, última modificação: 16/04/2024 09h08
Veículos 0 km são equipados com wi-fi, entradas USB e motor menos poluente, além de elevador de acessibilidade
2024.0000.jpg

Novas unidades foram apresentadas em solenidade realizada ontem, na Lagoa | Foto: Leonardo Ariel

por Samantha Pimentel*

Com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais conforto e comodidade para a população que utiliza o transporte coletivo em João Pessoa, a Prefeitura Municipal e o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP) entregaram ontem, em solenidade no Parque Sólon de Lucena, 35 novos ônibus 0 km. Os veículos são equipados com conexão wi-fi, entradas USB, recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência e motor menos poluente.

É respeito ao meio ambiente, mais conforto e comodidade para quem anda nos ônibus
- Isaac Júnior Moreira

Com a aquisição, são 110 ônibus 0 km que passam a integrar a frota de transporte coletivo da capital, considerada a terceira mais nova do Nordeste. Durante o evento de entrega na Lagoa, o prefeito Cícero Lucena realizou uma vistoria nos veículos e destacou a atuação de sua gestão em favor da mobilidade urbana. “É com alegria que estamos cumprindo nosso compromisso de, cada vez mais, enfrentar o problema da mobilidade, com a responsabilidade de fazer cada vez melhor”, afirmou.

Segundo Cícero, os novos ônibus também são mais seguros e exigem menor custo de manutenção: “Eles só se deslocam com as portas fechadas e têm um elevador embutido, o que diminui a necessidade de manutenção e a quebra desses elevadores, proporcionando melhor acesso aos cadeirantes”. Os veículos dispõem ainda de duas catracas, sendo a dianteira utilizada por quem pagará a passagem em dinheiro, o que deve tornar o fluxo de entradas e as viagens mais rápidas.

O diretor institucional do Sintur-JP, Isaac Júnior Moreira, também esteve na solenidade de ontem e ressaltou que, além dos ônibus 0 km, foram adquiridas 50 unidades seminovas. “É a maior renovação de frota da história da cidade de João Pessoa”, declarou, frisando os benefícios do motor dos novos veículos, Euro 6, que polui até 80% menos: “É respeito ao meio ambiente, mais conforto e mais comodidade para quem anda nos ônibus de João Pessoa”.

A prefeitura prevê uma nova leva de aquisições para a frota em maio, com a meta de elevar a capital paraibana ao posto de cidade com o transporte público de melhor qualidade no Nordeste.

Em boa hora

Para a autônoma Cláudia Rejane Rufino, a renovação é necessária, sobretudo para melhor atender alguns bairros do município. “Jaguaribe é triste, Bairro dos Estados é horrível, o Bessa – aquele 1510 – é horrível. Então, esses ônibus devem melhorar [a situação]”, avaliou. Já o busólogo – entusiasta de ônibus – Jonas Alves, que veio de Goiana (PE) apenas para acompanhar a entrega, elogiou os avanços, mas salientou a importância de que também haja uma ampliação da frota: “Os ônibus são muito bonitos, principalmente o ‘geladinho’, que é novidade. E que venham para somar, e não só substituir, porque, aí, diminui o sofrimento do pessoal que pega ônibus lotado”.

Os novos veículos devem integrar as linhas Manaíra via Epitácio (500), Val Paraíso via Epitácio (510), Mangabeira via Rangel (203), Penha/Mangabeira (207), Valentina/Shopping Mangabeira (9901), Colinas do Sul (1523) e Circulares (5110 e 1510).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de março de 2024.