A estimativa de cura do câncer de próstata pode chegar a 98% quando o diagnóstico é feito precocemente, de acordo com o Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Apesar disso, uma pesquisa da entidade revela que 46% dos homens acima de 40 anos só procuram atendimento médico quando já apresentam sintomas — percentual que sobe para 58% entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante desse cenário, o Novembro Azul reforça a importância da prevenção, da conscientização e do rastreamento do câncer de próstata. Na Paraíba, a doença foi responsável pela morte de 256 homens no ano passado, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).
Para algumas pessoas, a prevenção sempre foi uma prioridade. É o caso de José Rildo, de 67 anos. Com histórico familiar de doenças como diabetes, câncer e lúpus, ele adotou o hábito de realizar exames anuais. “Vi muitos parentes sofrendo em uma cama de hospital, por doenças que poderiam ter sido tratadas mais cedo”, afirma. “Acho que ninguém gosta de ir ao médico, mas pior é ficar doente daquele jeito, sabendo que dava para ter feito alguma coisa”.
Enquanto Rildo realiza seus exames na rede privada, a saúde pública aproveita o Novembro Azul para intensificar ações voltadas ao bem-estar masculino. Ao longo do mês, a Secretaria de Estado da Saúde articula iniciativas em todos os 223 municípios paraibanos, incentivando, principalmente, homens acima de 45 anos a procurarem uma Unidade de Saúde da Família (USF) e participarem de mutirões e exames preventivos.
O urologista André Brasileiro, do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), em Campina Grande, e coordenador da campanha Semana Azul HUAC: Um toque pela vida!, ressalta que muitos homens ainda negligenciam a própria saúde. “Os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres e não têm o hábito de visitar o médico para um check-up anual”. Responsável técnico pelo Serviço de Urologia do HUAC, ele explica que a campanha é realizada desde 2011 e vem sendo ampliada a cada edição. “Em 2023, já havíamos realizado um grande esforço, com recorde na Paraíba: 500 atendimentos com dosagem de PSA e consultas com urologistas. Mas, para 2025, decidimos fazer algo ainda mais abrangente. Estimamos superar os 600 atendimentos”.
Além da dosagem do PSA — exame que mede a quantidade do Antígeno Prostático Específico no sangue — a edição deste ano inclui coleta de glicemia em jejum, colesterol, triglicerídeos e testosterona total. Outro destaque é a criação de um banco de dados para pesquisas, já que o HUAC, vinculado à Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), também atua como espaço de ensino. “Esse acervo científico será armazenado no novo Ambulatório Especializado em Saúde da Próstata, que será inaugurado durante a Semana Azul Huac. É uma proposta inovadora de integração entre assistência, ensino, pesquisa e extensão para homens a partir dos 45 anos”, explica André Brasileiro. A expectativa é de que esse material contribua para o desenvolvimento de pesquisas e a construção de novas estratégias de cuidado com a saúde masculina.
Ações
O mutirão de consultas médicas será realizado no dia 25 de novembro, em dois turnos, com a atuação de seis urologistas. A expectativa é atender 500 pacientes. Para aqueles que não conseguirem consulta nessa etapa, o HUAC disponibilizará atendimentos adicionais nos ambulatórios de dezembro, mediante agendamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
O agendamento para o público externo começou na última segunda-feira (3) e segue até 14 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, mediante o WhatsApp. Os interessados devem enviar as mensagens para o número (83) 99376-0864, anexando um documento que comprove idade superior a 45 anos e o Cartão do SUS de Campina Grande. Após a confirmação, serão marcados os exames de PSA total e livre, testosterona total, perfil lipídico e glicemia de jejum, que devem ser realizados até 19 de novembro.
A Semana Azul do HUAC começa, oficialmente, no dia 24 de novembro, às 9h, com abertura no auditório do hospital. No dia seguinte, ocorre o Dia D de Atendimento: Cuidar é Preciso, com seis urologistas realizando consultas no mutirão.
No dia 26, será promovido o evento Conscientização Salva Vidas, um pit stop no hall do Centro Cirúrgico com ações educativas voltadas para colaboradores, residentes e estudantes, reforçando a importância da prevenção e do autocuidado.
Nos dois últimos dias da campanha, as ações terão foco acadêmico. Em 27 de novembro, será realizada, às 9h, no auditório do Huac, a palestra de lançamento da Liga Acadêmica de Urologia da UFCG, aberta ao público. Um dia depois, acontecerá a inauguração do Ambulatório Especializado em Saúde da Próstata, com o agendamento inicial de atendimento para 10 pacientes.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 5 de novembro de 2025.