A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) iniciou, na última segunda-feira (10), a ampliação no subsídio parcial destinado às refeições servidas nos Restaurantes Universitários (RUs). São duas novidades: a partir de agora, a Reitoria custeará 60% do valor de cada refeição, em todos os campi; além disso, todos os estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais de graduação e pós-graduação terão direito automático ao benefício, garantindo que nenhum discente da UFPB pague o valor integral das refeições.
O novo modelo de financiamento entra em vigor, inicialmente, no Campus I, em João Pessoa, e será estendido aos demais campi até o fim da semana, eliminando a necessidade de participação em editais para acesso ao subsídio parcial. Os estudantes que já possuem auxílio integral do restaurante universitário ou auxílio-residência universitária continuarão com a gratuidade total (100%) nas refeições. Já os alunos dos cursos técnicos mantêm o acesso gratuito conforme os regulamentos próprios das escolas.
A ampliação do número de atendimentos e o aumento do percentual de subsídio serão totalmente custeados com orçamento da Reitoria, iniciativa implementada pela atual gestão mediante o lançamento da Portaria no 278/2025.
A previsão orçamentária anual para o custeio da medida é de R$ 4,2 milhões, considerando a utilização diária da capacidade máxima dos restaurantes e dos contratos com as empresas fornecedoras das refeições.
De acordo com a Superintendente dos Restaurantes Universitários, Daniela Karla Vasconcelos, trata-se de uma ação voltada aos estudantes que não estão no grupo de vulnerabilidade social, mas que também precisam de um apoio para garantir sua permanência. Segundo a gestora, a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) realizou ajustes no sistema para implantação do novo modelo, que está em fase-piloto no Campus I. Após os testes, a adaptação será replicada nos demais campi da UFPB para garantir o acesso ao novo subsídio.
Para o acesso ao RU, será observado o limite diário de atendimentos por refeição, definido em conformidade com os contratos vigentes nos restaurantes. Com a medida, a UFPB reforça o compromisso com a permanência estudantil e a democratização do acesso à alimentação de qualidade.
Mais alunos assistidos
A Reitoria e a Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB anunciaram novas ações para ampliar a permanência estudantil, com foco nos alunos em situação de vulnerabilidade social. Segundo a reitora Terezinha Domiciano, a gestão intensificou a captação de recursos para garantir alimentação acessível nos Restaurantes Universitários.
Com as medidas já implementadas, o número de estudantes com refeições gratuitas aumentou 63%, passando de 3.787 para 5.973 no semestre 2025.2. Também houve ampliação de 100,08% nos auxílios-alimentação, que subiram de 593 para 1.234 beneficiados.
Após ajustes administrativos e contratuais, a UFPB autorizou a elevação do subsídio parcial para 60% aos alunos não assistidos, o que permite ampliar o número de vagas diárias nos RUs, de acordo com a capacidade de cada unidade.
A instituição também criou o Restaurante Parentalidade, que oferecerá refeições gratuitas para filhos de estudantes atendidos pela Prape, desde que matriculados e acompanhados pelos responsáveis. O benefício será regulamentado por edital.
“É a primeira vez que a UFPB conseguirá subsidiar um número maior de discentes diariamente no RU, zerando a fila de estudantes em vulnerabilidade que necessitam do restaurante universitário”, afirmou a reitora.
Na prática, todos os estudantes da UFPB que não possuem o auxílio-alimentação integral terão 60% do valor das refeições custeados pela Reitoria. Confira abaixo os novos valores subsidiados:

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de novembro de 2025.