Notícias

Web Summit-2025

PB faz acordo tecnológico na Europa

publicado: 12/11/2025 08h31, última modificação: 12/11/2025 08h31
Secties, em parceria com o Muda Portugal, garante estrutura permanente para startups e pesquisadores em Lisboa
WhatsApp Image 2025-11-11 at 17.03.51.jpeg

Estado conta com um estande permanente no evento | Foto: Bianca Souto/Secties

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties) formalizou ontem, no estande da Paraíba montado no Web Summit-2025, realizado em Lisboa, uma parceria com o Muda Portugal, entidade que promove a digitalização e o letramento digital na Europa, possibilitando que as startups paraibanas, pesquisadores e órgãos governamentais tenham um espaço para apresentação de seus trabalhos e divulgação perante um público especializado. A entidade trabalha também com incentivos a projetos de transformação digital e inovação tecnológica. 

O presidente do Muda Portugal, Alexandre Nilo Fonseca, disse que o objetivo é abrir as portas aos pesquisadores e gestores paraibanos em Portugal. “Vamos fazer uma ligação forte entre os dois países, com tecnologias sociais, entre as academias, os governos e desenvolvedores com um espaço de trabalho importante. Nós vamos oferecer um espaço físico, com nossa equipe, para que a Paraíba tenha um lugar na Europa, para inovar, ensinar, aprender e avançar nas tecnologias”, afirmou.

Está prevista para hoje a visita do secretário de Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, acompanhado por representantes de startups paraibanas que participam do Web Summit, à sede do Muda Portugal. No local, a Paraíba contará com um espaço permanente de trabalho.

De acordo com o secretário, o objetivo é avançar na consolidação de parcerias. A expectativa é que o governador João Azevêdo assine e entregue oficialmente o novo espaço a empreendedores, investidores e desenvolvedores paraibanos durante a BTL de Lisboa, em fevereiro.

Apoio e presença

A participação da Paraíba no Web Summit ocorre de duas formas complementares. A primeira é o apoio direto às startups, que participam ou participaram de programas de fomento da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior do Governo da Paraíba (Secties) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq). Essas empresas têm a oportunidade de apresentar seus produtos e soluções para o público global, atraindo potenciais investidores e estabelecendo novas conexões de mercado.   

A segunda é a presença em Lisboa, durante uma semana, com um estande institucional, montado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), dedicado à divulgação das ações e programas do Governo do Estado voltados à ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. O espaço é uma vitrine internacional dos avanços conquistados pela Paraíba na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento tecnológico e à economia do conhecimento. 

Além do estande principal, a Paraíba conta com uma ilha composta por estandes menores, voltados exclusivamente às startups, que demonstram o potencial criativo, social e tecnológico de seus produtos e soluções. 

As startups presentes no evento são resultado de programas de incentivo e fomento coordenados pela Secties e pela Fapesq, como o Centelha, Tecnova, Empreendedorismo e Inovação na Favela e Conectando Startups, sendo este último vinculado ao Parque Tecnológico Horizontes da Inovação.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de novembro de 2025.