Disputa pelo Aeroclube da PB continua sem definição

publicado: 13/06/2019 10h23, última modificação: 13/06/2019 10h23
07.06.19_aeroclube da paraiba © roberto guedes (35).JPG

O Aeroclube da Paraíba está sem funcionar há vários meses, mas a direção garante que logo retomará atividades. - Foto: Foto: Roberto Guedes

tags: aeroclube , parque ecológico , bessa

*por José Alves

A Paraíba vai ganhar um heliponto. Ele será construído dentro do Aeroclube da Paraíba nos próximos meses com o apoio de empresários campinenses. O projeto, inclusive, já foi aprovado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O aeródromo de aviões também vai voltar a funcionar para pousos e decolagens, bem como a escola de paraquedismo. As informações são do presidente do Aeroclube, Rogério Lubanbo. Ele afirmou também que, mesmo a Prefeitura Municipal de João Pessoa tendo solicitado a extinção do aeroclube, as instalações estão sendo adaptadas conforme as exigências da Anac para voltar a funcionar a todo vapor.

Localizado no bairro do Bessa, Zona Norte da capital, o aeroclube teve seu espaço de autorização de funcionamento solicitado para ser extinto pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. A solicitação para a desapropriação do local aconteceu em abril deste ano, encaminhada pelo prefeito Luciano Cartaxo ao II Comando Aéreo Regional da Aeronáutica, localizado em Recife-PE.

Parque ecológico

Com o pedido de extinção do aeroclube, o objetivo da prefeitura é construir no local, que mede 30 hectares, um parque ecológico social com equipamentos de lazer e infraestrutura para a prática de atividades físicas. A iniciativa, segundo o prefeito da capital, visa cumprir função social de preservar o meio ambiente, valorizar os espaços públicos e proporcionar bem-estar à população. Segundo o procurador geral do município, Adelmar Régis, o processo que pede a extinção da autorização de exploração do aeroclube continua na Anac e ainda não foi julgado. “Ainda estamos aguardando a resposta que pode ser para cancelar em definitivo o aeroclube ou não e, caso a resposta seja positiva, quem vai sair ganhando é a sociedade paraibana”, disse Régis.

Ele lembrou também que o Aeroclube da Paraíba está sem funcionar há mais de um ano por causa do adensamento urbano e verticalização da área que tem diversos edifícios em seu entorno, tornando perigosas as manobras de pouso e decolagem. Atualmente, o aeroclube se encontra em um cenário de abandono com a pista tomada por vegetação. Segundo o morador do bairro, Aprígio Pereira, lá só está funcionando um bar que abre todos os finais de semana para serestas. “O clube de aeromodelismo também está abandonado”, disse o morador do bairro.

Instalação no Bessa ocorreu em 1963

Para o presidente do Aeroclube da Paraíba, Rogério Lubanbo, o prefeito Luciano Cartaxo não vai conseguir nada com seu pedido de extinção das instalações do espaço. Por isso, já estão trabalhando para reativação total do espaço. “O pedido do prefeito à Anac não vai surtir efeito nenhum e o aeroclube já está se adaptando às exigências do órgão. Eu acho que o prefeito tem interesse em fazer um parque, mas não vai conseguir. O aeroclube foi instalado no Bessa no ano de 1963 e existe na Paraíba desde 1940”, informou Lubanbo, que está em sua quinta gestão como presidente do aeroclube, ou seja, há 10 anos.

Ele acredita que em breve o aeroclube estará funcionando com o Heliponto Paraíba, com a volta da decolagem e pouso em seu aeródromo, com a escola de paraquedismo, escola de aeromodelismo e também com as aulas para Escoteiros do Ar. Lubanbo admitiu que, atualmente, o local está sem uso para pouso e decolagem e, por isso, alugou um espaço para instalação do Circo Amar . Ele informou que o bar que funciona dentro das instalações do aeroclube também é alugado. “O motivo foi garantir a sobrevivência”, revelou.

*publicada originalmente na edição impressa de 13 de junho de 2019