festa do bode rei

Edição de 25 anos do evento aguarda público de 150 mil

publicado: 16/05/2024 09h42, última modificação: 16/05/2024 10h00
1 | 4
O concurso do Bode Rei elege um dos caprinos participantes para representar a cidade | Foto: Prefeitura Municipal de Cabaceiras
2 | 4
3 | 4
4 | 4

por Emerson da Cunha*

A “Roliúde Nordestina”, como também é conhecida Cabaceiras – cenário de produções audiovisuais brasileiras como O Auto da Compadecida e Onde Nascem os Fortes –, será palco, entre os dias 6 e 9 de junho, de uma das maiores festas da cadeia de caprinovicultura do Brasil. Trata-se da Festa do Bode Rei, que completa 25 anos de realização em 2024.

Para celebrar seu 25o aniversário, o evento contará, neste ano, com quatro dias de programação, que contemplará atividades como feira, exposição, comércio de animais, gastronomia, atrações culturais e competições – tudo envolvendo os caprinos e ovinos, animais característicos da região e símbolos da resistência em meio à seca. Outra novidade é que a festa deverá contar com mais um palco para apresentações de forró, ao lado dos já existentes palco principal, palco regional e palco cultural.

“Nós acreditamos muito no potencial da nossa terra e do nosso povo, e a Festa do Bode Rei celebra nossa cidade, nosso empreendedorismo e, principalmente, toda nossa cadeia produtiva. O acolhimento da nossa gente é algo singular e engrandece ainda mais o nosso festival. Cabaceiras é sinônimo de sucesso, e a Festa do Bode Rei consagra tudo isso durante os quatro dias do evento”, afirma o prefeito do município, Tiago Castro.

Ao todo, a programação da 25a Festa do Bode Rei vai reunir 17 atrações musicais, totalizando cerca de 100 horas de forró. Shows de nomes como Santanna, Magníficos, Gil Mendes, Filipe Santos e Toca do Vale poderão ser prestigiados pelo público do evento, que poderá chegar a mais de 150 mil pessoas, segundo estimativas da prefeitura – um acréscimo de 50 mil visitantes, na comparação com a audiência do ano passado. Espera-se, também, uma movimentação financeira entre R$ 6 milhões e R$ 10 milhões, envolvendo vendas do comércio, artesanato, expofeira e empreendedores locais, além de comercializações em áreas diversas como a praça de alimentação.

Entre os espaços oferecidos nesta edição da festa, o destaque fica não apenas por conta do Arraial Popular, principal palco do evento, mas também do Parque do Bode, onde ocorrem competições, gincanas, a expofeira de ovinos e caprinos e o esperado concurso do Bode Rei, em que uma comissão é responsável por eleger o bode mais característico da festa para representar a cidade de Cabaceiras durante todo o ano.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 16 de maio de 2024.