Formatura

Efetivo da Polícia Civil aumenta 67% com 485 novas nomeações

publicado: 29/09/2023 14h10, última modificação: 29/09/2023 14h10
1 | 2
Solenidade de formatura da primeira turma concluinte do Curso de Formação da Polícia Civil foi realizada ontem - Fotos: Francisco França/Secom-PB
2 | 2
Formatura reuniu policiais e autoridades no Centro de Convenções
unnamed (20).jpg
unnamed (17).jpg

O governador João Azevêdo participou, ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa, da solenidade de formatura da primeira turma concluinte do Curso de Formação da Polícia Civil, ocasião em que assinou o edital de convocação para nomeação e posse dos concursados. Nesta fase, foram 485 formandos, sendo 46 delegados, 155 escrivães, 129 investigadores, 30 peritos criminais, 21 peritos médicos, 13 peritos químicos, 47 papiloscopistas, 22 técnicos em perícia e 22 necrotomistas.

Na oportunidade, o chefe do Executivo estadual ressaltou a satisfação de garantir um aumento de 67% no efetivo da Polícia Civil. “Hoje é um dia de alegria para nossa gestão que celebra o ingresso de novos policiais no serviço público, que vão permitir a abertura de mais 10 Delegacias da Mulher e o aprimoramento do trabalho das nossa Força de Segurança, que é a melhor do Norte/Nordeste e a terceira melhor do país, segundo o Centro de Liderança Pública e desejo uma carreira longa e brilhante para todos”, frisou.

O secretário da Segurança e da Defesa Social, Jean Francisco Nunes, afirmou que o aumento do quantitativo da Polícia Civil fortalece o trabalho conjunto das Forças de Segurança. “Há mais de 10 anos não acontecia concurso público para a Polícia Civil, e o governador João Azevêdo determinou a realização do maior concurso da história da instituição e os novos servidores ingressam não apenas na Polícia Civil, mas nas Forças de Segurança, representadas pelas Polícia Civil, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros e Detran”, declarou.

O delegado geral da Polícia Civil, André Rabelo, destacou a alegria de acompanhar o ingresso de novos servidores que irão prestar um serviço de combate ao crime e suporte à população. “Esse é um grupo que vem preparado para somar com muita vontade de servir a sociedade paraibana. É um grande momento que estamos vivendo, com a alegria renovada e eu agradeço ao governador João Azevêdo pela visão republicana de investir na nossa instituição que apenas no ano passado realizou mais de 30 mil perícias, quatro mil medidas protetivas e 800 operações”, sustentou.

Diretora da Acadepol felicitou os formandos

A diretora-geral da Acadepol, Maísa Félix, parabenizou os formandos pelo ingresso na Polícia Civil. “Vivemos uma jornada de conhecimento e celebramos o encerramento de uma caminhada pautada no respeito à ética, à dignidade humana, à hierarquia com um aprendizado de proteção e acolhimento. Nós agradecemos ao governador João Azevêdo pela força que deu para a instituição com nossa autonomia administrativo-financeira e desejo boas-vindas a todos que ingressam na nossa grandiosa Polícia Civil”, afirmou.

O perito médico Diogo Diniz celebrou a realização de um sonho. “Foram muitos anos de estudo, de preparação, de formação médica, de especialização e agora entro no serviço público que além da estabilidade é a realização de um sonho e nós queremos devolver uma parte do que foi investido para a sociedade. Foi mais de uma ano de estudo para esse concurso especificamente e estou muito feliz por ter conseguido essa vaga tão concorrida”, comentou.

O vice-governador Lucas Ribeiro; o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; os deputados estaduais Chico Mendes, Wilson Filho e João Gonçalves; o prefeito em exercício de João Pessoa, Léo Bezerra; vereadores de João Pessoa e de Campina Grande; além de auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Tibério Limeira (secretário da Administração), João Alves (secretário da Administração Penitenciária), Sérgio Fonseca (comandante-geral da Polícia Militar), Marcelo Araújo (comandante-geral do Corpo de Bombeiros), Isaías Gualberto (superintendente do Detran) e Cassandra Duarte (delegada-geral adjunta da Polícia Civil) prestigiaram a solenidade.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 29 de setembro de 2023.