Equipamento no Centro da capital recebeu investimento de mais de R$ 850 mil

Inauguração Biblioteca Augusto dos Anjos_F. Evandro  (3).JPG

Foto: Evandro Pereira

por Juliana Cavalcanti*

O governador da Paraíba João Azevêdo realizou ontem várias inaugurações nas cidades de João Pessoa e Cabedelo. Pela manhã, o chefe do Executivo estadual entregou a Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos, após a reforma e renovação de sua estrutura. Essa obra recebeu um investimento de mais de R$ 850 mil. Ainda ontem, o governador da Paraíba inaugurou a 3ª Delegacia Distrital.

A inauguração da reforma da Biblioteca Augusto dos Anjos, na Avenida General Osório, no Centro de João Pessoa, teve início às 10h30 de ontem. O espaço recebeu reforço estrutural e serviços na coberta, com revestimento, esquadria, piso, instalações elétricas e hidráulicas, entre outras.

Para o governador, a entrega da biblioteca faz parte do conjunto de ações realizadas com o objetivo de fortalecer o Centro Histórico. O gestor reforça que a biblioteca é um centro de vivência que, antes do Google e das facilidades permitidas pela tecnologia, sempre foi um espaço de consulta.

“Muitos nos tempos de estudante iam até esta biblioteca para fazer pesquisas, trabalhos e formavam grupos de pesquisadores. É um ambiente de troca de conhecimentos. Agora, mesmo com todos os espaços disponíveis nos meios eletrônicos, a convivência em uma biblioteca como essa é insubstituível”, declarou.

João Azevêdo reforça que o Governo do Estado atualmente desenvolve com a Prefeitura Municipal de João Pessoa ações que permitem fortalecer e revitalizar o Centro Histórico. Entre os exemplos estão o antigo Colégio das Neves, onde será implementado o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação e a Escola Técnica de Artes, no Varadouro.

De acordo com a coordenadora do espaço, Kátia Augusta, entre os destaques da reforma está o espaço infantil, pois a biblioteca recebe crianças da Rede Pública Estadual e Municipal. A Biblioteca Augusto dos Anjos funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 16h e, além de ser um espaço para estudo dos usuários seu acervo contempla desde livros infantis, revistas, gibis, ficção, até obras de Direito, Administração, Enfermagem, Filosofia, dentre outros. O ambiente também recebe escritores para saraus e lançamentos de livros e também é possível fazer empréstimos de livros com 15 dias para entrega e renovação, caso seja necessário. “A gente oferta ainda uma hora de internet. Temos 10 computadores para os nossos usuários acessarem todos os dias, por uma hora. Esse tempo pode ser renovado, dependendo da demanda”, completou a coordenadora.

Conforme o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, Claudio Furtado, esta entrega representa um momento muito importante para o Governo do Estado, pois a Biblioteca Augusto dos Anjos possui um grande valor educacional e histórico. “Mais uma obra revitalizada dando conta desse esforço de melhorar cada vez mais o Centro Histórico e também voltado para o ambiente de leitura. Esta biblioteca é importantíssima e foi reentregue à população de uma forma totalmente nova”, afirmou.

Ainda durante o evento, as alunas Marília Nascimento e Ana Carla Tavares representaram os estudantes da rede pública que tiveram trabalhos selecionados para a Antologia da II Festa Literária da Rede Estadual.

O jornalista Carlos Aranha conta que há anos costumava frequentar o espaço e foi nesta biblioteca que leu pela primeira vez um jornal de circulação nacional. Ele conta que sua presença no local não apenas aprimorou o seu gosto pela leitura e escrita, mas também para o seu trabalho de muitos anos no Jornal A União.  Agora comemora a renovação desta biblioteca pública. “Eu morava próximo, na Rua da Areia e minha mãe me trouxe para cá e disse que eu deveria estar aqui todos os dias. E eu vinha. Eu achei essa reinauguração ótima. Tem muita beleza para as pessoas continuarem não apenas lendo, mas também se encontrando”, afirma.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 28 de junho de 2022.