Em João Pessoa: motoristas enfrentam rotina de alagamentos

transtornos_das_chuvas-lateral_br230-foto-edson_matos  (4).JPG

Foto: Edson Matos

por Sara Gomes*

Muita chuva é sinal de transtorno no trânsito. Nas primeiras horas da manhã de ontem, as chuvas ocasionaram lentidão no tráfego de veículos, porém são os alagamentos em alguns pontos de João Pessoa que preocupam condutores e pedestres. Alguns trechos já são bastante conhecidos em dias chuvosos, a exemplo do trecho que liga o Retão de Manaíra à BR-230, sentindo Cabedelo; a ladeira que liga Valentina a Mangabeira; Rua do Colégio Master Oceania; a rua por trás do Mercado da Torre; área da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), entre outros.

A coordenadora pedagógica Michelle Poncianne informou que os alagamentos na Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho atrapalham o fluxo de entrada e saída dos alunos da escola onde trabalha.

“Os pais de alunos reclamam do alagamento, mas entendem que é um problema da infraestrutura do bairro. Como a escola está em obras, muitas vezes os pedreiros vão abrir a boca de bueiro para escoar a água”, afirmou. Os horários mais críticos são às 12h e 17h.

O aposentado Joaquim Lúcio procurou um mecânico de sua confiança para consertar o seu veículo, danificado no trecho da rua citada. “Eu estava passando ontem de manhã na rua do Colégio Master, quando percebi que quebrou a saia de proteção, pois meu veículo é baixo”, contou.

De acordo com o engenheiro civil Darllyel Silva, morador do Valentina, o alagamento da ladeira Valentina-Mangabeira é frequente. “A pista está sofrendo constante erosões em parcelas do asfalto, a água está infiltrando na parte de cima, gerando enchentes e risco de desabamentos”, afirmou. Na opinião dele, deveria ser construída uma ponte, no local.

Segundo a superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (Dnit) na Paraíba, o trecho do Retão de Manaíra é competência do Dnit. O  projeto de adequação de capacidade e segurança da BR-230/PB prevê a implantação de diversos dispositivos para escoamento das águas. Porém a obra depende de ser contemplada em Lei Orçamentária Anual -LOA.”

Como diminuir os riscos de prejuízos

Quando o motorista tenta atravessar uma poça de água mais profunda e não consegue, o motor acaba aspirando água em vez de ar. De acordo com o técnico em mecânica Miguel Neto, esse é o dano mais frequente no período chuvoso. “O nome desse evento é cálcio hidráulico. Isso provoca danos irreparáveis ao motor”, alerta.

Com a evidência das chuvas, as estradas ficam mais esburacadas, logo a visibilidade no trânsito é menor. “A suspensão do veículo e os pneus acabam se desgastando como consequência das chuvas, pois o condutor não enxerga os obstáculos com tanta facilidade”, complementou o técnico em mecânica.

Outra área em que é necessário alerta no período chuvoso é a ignição, pois as chuvas podem provocar danos nos cabos de vela, velas ou cortinas. “Recebo muitos veículos com a ignição falhando”, frisou.

O técnico ressalta a importância de realizar a manutenção preventiva, verificando os itens de segurança. “É sempre bom conferir as palhetas de segurança e os faróis do veículo, visto que a visibilidade fica comprometida nesse período”, concluiu.

Semob

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) continua com o monitoramento do trânsito e atendimento aos condutores durante todo o período chuvoso.

O único ponto de interdição, segundo a Semob-JP, foi um serviço de manutenção na rede de drenagem que está sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), na Rua Waldemar de Mesquita Accioly, no bairro dos Bancários, que foi devidamente sinalizado.

Seinfra

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Município (Seinfra), os serviços de limpeza e desobstrução de galerias é intensificado em toda a cidade no período chuvoso.

Em relação ao trecho do Viaduto do Retão de Manaíra, a Seinfra declarou que está trabalhando na desobstrução da tubulação, o que deve evitar novos alagamentos nos próximos dias chuvosos. Para esse trecho existe um projeto de reestruturação da rede de drenagem por parte do DNIT, por isso a Seinfra realiza a manutenção.

Já em relação ao trecho da CBTU próximo à Praça Napoleão Laureano, explicou que o alagamento acontece devido à rede de drenagem ser subdimensionada, ou seja, possui seções com capacidade inferior à vazão de água que é transportada. Mas as ações de limpeza da tubulação e de bocas de lobo viabilizaram o escoamento rápido das águas.

O serviço é realizado diariamente e segue uma programação com solicitações, em sua maioria, da própria população.

Esses serviços, como outros de manutenção, podem ser solicitados pelo 0800 031 1530. O call center funciona de segunda a sexta, das 8 às 20h, e também pela plataforma João Pessoa Conectada, no portal da prefeitura. As galerias muitas vezes ficam obstruídas por causa do lixo jogado nas vias, que é levado para a rede, obstruindo as galerias e, portanto, causando alagamentos.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 3 de junho de 2022