Turistas e moradores lotaram a orla na manhã de ontem, fazendo a alegria de comerciantes de guarda-sóis

Em João Pessoa: praias movimentadas no Carnaval

publicado: 01/03/2022 08h50, última modificação: 01/03/2022 08h51
praias-praia_do_bessa-foto-edson_matos-2022_02_28  (3).JPG

por Lucilene Meireles*

As praias de João Pessoa registraram ontem um grande número de banhistas. Entre turistas e moradores da cidade, a praia recebeu inúmeras famílias que aproveitaram o dia livre para relaxar, caminhar ou pedalar na orla da capital.

Nas areias, também teve quem aproveitasse para faturar, a exemplo dos comerciantes que ofereceram aos banhistas a comodidade do aluguel de mesas com guarda-sol e cadeiras que podem ser utilizados durante o tempo em que estiverem na praia.

Os vendedores ambulantes também contribuem para que os banhistas não precisem se deslocar para comprar bebidas e alimentos. Eles ofertam ainda pipas, boias, protetor solar, baldinhos infantis, chapéus, cangas, artesanato, passeios de catamarã e uma infinidade de produtos.

Opção de passeio

Foto: Edson Matos

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara – a Bica – é uma das opções mais procuradas por quem vai passar o carnaval em João Pessoa, especialmente por quem tem crianças. Ontem, excepcionalmente, o local foi aberto a visitações.

Além dos pequenos, os adultos também curtem o passeio pelo cenário que envolve as belezas da reserva natural.A Bica foi a escolha de Rosa Maria, que trabalha com crianças. Ela contou que decidiu não viajar nesses dias, mas queria fazer algo diferente. Ontem, segunda-feira de carnaval, saiu de casa especialmente para ir até o parque.

Ela contou que mora sozinha e escolheu a Bica para passear porque é um espaço agradável, que oferece sombra, tranquilidade, o contato com a natureza, a beleza dos animais. “Aqui passo o dia tranquila, sem estresse. Vou almoçar e aproveitar esse cenário. Não tem lugar melhor do que esse”, garantiu.

A entrada na Bica custa R$ 2 por pessoa, porém crianças até sete anos não pagam e nem idosos acima de 65 anos.

Comércio

Foto: Edson Matos

Outros aproveitaram a segunda-feira livre para ir às compras, mas o movimento foi fraco no Centro da cidade. Conforme Fernando Costa, sub-gerente de uma loja de calçados no Centro, as vendas ficaram abaixo do que é comercializado nos demais dias.

“Fizemos acordo com os funcionários e entramos num consenso de manter o trabalho. Como o governador João Azevêdo decretou que o carnaval não é feriado, decidimos trabalhar”, comentou.

O gerente acrescentou que, normalmente, no período do Carnaval ocorre uma queda nas vendas, já que as pessoas viajam para passar o feriadão fora da cidade. Mesmo assim, foi mantido o horário normal, até as 17h.

Mesmo sem programação oficial de Carnaval, o paraibano não ficou em casa, e aproveitou o feriadão para viajar ou fazer passeios dentro da Paraíba. O Terminal Rodoviário de João Pessoa registrou nesses primeiros dias de folia, um aumento de 20% na comparação com o carnaval de 2021.

No período de 25 de fevereiro e 2 de março, a expectativa da administração é de que ocorram 30 mil embarques e 28,5 mil desembarques na capital. Já no terminal de Campina Grande, a previsão é de somar 15 mil embarques e 14,5 mil desembarques, o que representa um aumento de 21% em relação ao ano passado.

“O movimento nos terminais está dentro do esperado”, comentou Reinaldo Brasil, administrador dos dois terminais rodoviários. Porém, é menor do que em 2020, quando houve, de fato, a folia de carnaval, pouco tempo antes do isolamento em razão da pandemia. “Em João Pessoa, na comparação com 2020, último carnaval antes do início da pandemia, houve redução de 21%. Em Campina Grande, a queda foi de 19%”, calculou.

Para quem mora em João Pessoa ou Campina Grande, os destinos mais procurados dentro da Paraíba foram Patos, Sousa, Guarabira e Cajazeiras.Moradores de João Pessoa também visitaram Campina Grande e vice-versa. Para outros estados, as cidades mais visitadas por pessoenses e campinenses são Recife (PE) e Fortaleza (CE).

Balsas

Muita gente preferiu curtir o feriadão no município de Lucena, Litoral Norte da Paraíba e, para chegar até lá, estão em funcionamento as duas balsas que fazem a travessia saindo da cidade de Cabedelo. “O movimento está surpreendendo. Muita gente indo para Lucena”, destacou o funcionário Lucas Andrade.

Ele explicou que a balsa maior realiza o transporte de até 50 veículos. A balsa menor tem capacidade para 30. A primeira viagem acontece às 6h, saindo de Cabedelo, e a última sai às 20h, uma hora além do funcionamento normal. A travessia custa R$ 1,65 para pedestres. Já o valor cobrado por veículo de passeio é de R$ 18, incluindo o motorista. Veículos maiores, a exemplo de caminhões e ônibus, têm um custo de R$ 23.

Trens

Para quem prefere se deslocar de trem, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa informou que hoje e amanhã (1º e 2 de março) os veículos leves sobre trilhos (VLTs) estarão funcionando em horário diferenciado.

O primeiro trem de Santa Rita para Cabedelo sai às 5h40, encerrando às 19h11 na estação de João Pessoa. No sentido Cabedelo – Santa Rita, a primeira viagem começa às 6h50. O último trem chega em João Pessoa às 19h25.

Na Quarta-feira de Cinzas, dia 3, não haverá trem pela manhã. Eles só começam a circular a partir das 12h47, saindo de Santa Rita para Cabedelo. No sentido inverso, ou seja, saindo de Cabedelo para Santa Rita, as viagens começam às 12h49.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 01 de março de 2022