Sustentabilidade

Entrega de bicicletas elétricas inicia Semana do Meio Ambiente

publicado: 05/06/2024 08h55, última modificação: 05/06/2024 08h55
2024.06.04 Semana do Meio Ambiente -  Cícero Lucena, prefeito de João Pessoa durante a abertura do evento © Julio Cezar Peres (3).JPG

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, foi um dos palestrantes do evento que aconteceu no auditório do Uniesp | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

O prefeito Cícero Lucena realizou a entrega de mais 60 bicicletas com carroças elétricas para os catadores de materiais recicláveis, durante o evento “Nortear Caminhos Sustentáveis com Foco na Biodiversidade”, que abriu a Semana Nacional do Meio Ambiente. A cerimônia aconteceu na manhã da terça-feira (4), no auditório do Centro Universitário Uniesp.

De acordo com o gestor municipal, o equipamento permitirá aos catadores carregar até 250 kg de materiais. Além disso, a prefeitura também passará a comprar toda a coleta, aumentando a renda das pessoas que trabalham com esse material. Em maio passado, a prefeitura já havia entregado 30 veículos.

Para Welison Silveira, secretário do Meio Ambiente de João Pessoa, a iniciativa exemplifica como se deve nortear o debate sobre sustentabilidade — que, para ele, deve começar com a educação ambiental. “Precisamos transmitir o conhecimento que temos hoje, mas também apostar na geração futura. Creio que essa interação é um dos grandes segredos para que possamos conscientizar a sociedade e encontrar soluções sustentáveis, que preservem a biodiversidade e o ecossistema”, destacou.

A abertura do encontro foi realizada pelo trio de cordas ArteMusas, seguido pelo pronunciamento de Cícero Lucena. O administrador municipal ressaltou a importância de começar a planejar o futuro desde já. “Uma semana dedicada ao meio ambiente é fundamental para despertar a responsabilidade de todos nós em relação ao que precisamos fazer”, salientou o prefeito, que também informou sobre a entrega de 800 ônibus elétricos e a mudança das luminárias da cidade para lâmpadas de LED.

Iniciativas

No espaço do Uniesp, vários projetos universitários e escolares trouxeram algumas soluções para os problemas ambientais modernos. A professora Amélia Severino, uma das participantes, desenvolveu um programa com os alunos de Engenharia de Materiais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para recolher e reciclar resíduos plásticos do mar, focando, especialmente, nas redes e cordas de pesca, sacolas plásticas e bitucas de cigarro.

“Além do nosso projeto de reutilização e reciclagem dos resíduos, atuamos também nas escolas, levando educação ambiental para os alunos. Trabalhamos ainda com o mercado, porque, em relação ao plástico, por exemplo, é necessário encontrar uma alternativa que esteja disponível para a substituição. Então conversamos com indústrias e instituições para que eles avaliem as alternativas, as vantagens, desvantagens e os impactos que elas geram”, explicou a docente.

Oceanos do mundo inteiro são afetados pelo descarte de embalagens plásticas

Outro ponto focado pela equipe, no processo de educação ambiental, é o fato de a poluição dos oceanos afetar os mares do mundo inteiro. Na exposição, a professora levou garrafas plásticas de origem chinesa e japonesa que foram encontradas nas praias da Ponta do Seixas e da Penha, respectivamente. “Percebemos que a Penha, principalmente, parece ser um ponto de despejo do mar, com resíduos do outro lado do planeta. Então, o comprometimento precisa ser coletivo, de todos os países”, ressaltou.

O projeto, nomeado Soluções Sustentáveis para os Oceanos, conta com o apoio de seis instituições: Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Senai, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Estadual Paulista e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos

A Semana do Meio Ambiente terá programação até o próximo sábado (8), com palestras, oficinas e apresentações culturais sendo realizadas em escolas municipais da capital.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de junho de 2024.