O São João de Campina Grande não fica restrito à sua sede administrativa. O distrito de Galante, localizado a 8 km da Rainha da Borborema, também é conhecido por seus próprios festejos juninos. Dentre as principais atrações locais do período, uma delas chama atenção por oferecer um pouco da vivência no campo, além da música e das comidas típicas da época e do Nordeste.
Trata-se do restaurante Casa de Cumpade, especializado nas culinárias paraibana e nordestina, que, durante todo o mês de junho, aos sábados e domingos, realiza uma programação especialmente voltada às festividades de São João. Das 8h30 às 11h, o restaurante oferece um café da manhã com cardápio regional. Em seguida, das 12h às 16h, o almoço é servido ao som das bandas Forró Lampejo e Os Cumpades. Com capacidade para 1.500 pessoas, o local espera receber entre 800 e 1.000 visitantes por dia.
O espaço dispõe, ainda, de estacionamento e espaço voltado para crianças, além de toda uma atmosfera bem característica da vida na roça, inspirada nas experiências de João Barreto – também conhecido como Cumpade João, proprietário do estabelecimento. “Quando se marcava um fim de semana dos compadres virem para nossa Zona Rural, pode ter certeza de que a festa estava garantida. As vizinhas, com a família, iam todas para a cozinha, preparar o que tivesse de melhor, e os senhores se juntavam nos alpendres das fazendas, a tomar um trago de cachaça com algum caldo. A prosa era estendida até a hora do almoço, e a criançada ia para o terreiro, fazer brincadeiras de roda, pescar nos açudes, brincar de estilingue”, lembra João, que é também agente cultural, cantor e contador de histórias.
O restaurante Casa de Cumpade fica na Fazenda Olho D’Água, no Sítio Massapê, situado na Estrada do Ligeiro. A entrada para as festividades juninas do local custa R$ 10 ou 1 kg de alimento não perecível, dando ao visitante o direito de desfrutar da estrutura e de suas atrações musicais. Também é oferecido, por R$ 59,90, um pacote que inclui o café da manhã, sendo que crianças com até 10 anos não pagam. De acordo com o proprietário do estabelecimento, todos esses valores arrecadados serão doados à organização filantrópica Amor sem Dimensões, que trabalha com pesquisa, cuidado e atenção a crianças com microcefalia.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 05 de junho de 2024.