Notícias

no espaço cultural

EPC inaugura Livraria A União

publicado: 03/02/2023 10h50, última modificação: 03/02/2023 10h50
Espaço vai fomentar a divulgação da literatura nacional, com ênfase na produção de autores paraibanos
INAGURAÇÃO DA LIVRARIA A UNIÃO-F-ORTILO ANTÔNIO (185).JPG

O vice-governador Lucas Ribeiro (D) disse que a livraria assume grande responsabilidade com o público - Foto: Ortilo Antônio

 

por Carol Cassoli*

 

João Pessoa tem, agora, um novo celeiro literário. É que a Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) inaugurou, ontem, a Livraria A União, um espaço para fomento e divulgação da literatura nacional, com ênfase na produção paraibana. O lançamento da livraria aconteceu, às 19h, no Espaço Cultural José Lins do Rego, e reuniu representantes do Governo e da literatura da Paraíba. Voltada à diversidade da produção literária local, a editora conta com publicações históricas, literárias, artísticas e, ainda, jornalísticas. Mas, além de enfatizar a literatura paraibana, a livraria também tem espaço para autores de todo o país. A ideia é fomentar o mercado livreiro nacional.

Na noite de ontem, o vice-governador, Lucas Ribeiro, afirmou que a Livraria A União assume grande responsabilidade frente ao público. “Temos, agora, um espaço belíssimo para fomentar a riqueza literária do nosso estado. Para muita gente, o livro digital não substitui o físico. Ter a experiência de tatear um livro físico é diferente de realizar essa leitura em um dispositivo digital. O ‘gosto’ é diferente e, por isso, esse espaço é tão importante”, comentou.

Para a diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), Naná Garcez, o lançamento da livraria é, além de uma grande realização, um ato de resistência da literatura nacional.

“A livraria é fundamental, porque o primeiro sonho de um autor é publicar o seu livro. E o segundo deles é que ele circule. Nós já fazemos a edição e, agora, com esse ponto comercial, que não elimina a parceria que temos com outras livrarias, o autor paraibano pode colocar seu livro aqui e vender tanto quanto o autor que fez seu livro conosco”, avaliou Naná Garcez.
Além da abertura das portas da Livraria A União, a noite de ontem também foi abrilhantada pelo lançamento do quarto volume da coleção ‘Paraíba na Literatura’ e pelo relançamento das outras três edições da série de livros, desta vez em versão comercial.

Segundo o diretor de Mídia Impressa da EPC, William Costa, com o lançamento do quarto volume de ‘Paraíba na Literatura’, os leitores poderão conhecer os perfis de outros vinte autores e autoras paraibanos, ainda não trabalhados nas dezenas de perfis publicados nos três volumes anteriores.

“É uma obra para conhecimento e reconhecimento dos autores que construíram e estão construindo a história da literatura paraibana. Considero que esta é uma coleção de extrema importância para que as pessoas conheçam melhor a nossa literatura”, diz William, ao enfatizar que um dos objetivos do quarto volume do ‘Paraíba na Literatura’ foi destacar pessoas que estavam esquecidas pelas novas gerações, como a professora Olivina Olívia. Com ponto físico e digital, a Livraria A União atende aos mais diversos públicos. Para acessar a loja on-line, basta acessar livrariaauniao.pb.gov.br/epc_livraria/loja. Já o ponto físico está localizado no box 13 do Espaço Cultural José Lins do Rego e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados, a loja fica aberta até as 13h.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 3 de fevereiro de 2023.