As obras do viaduto de Água Fria — que vai interligar o bairro de Água Fria à Rua Presidente Raniere Mazzili, no Cristo Redentor, em João Pessoa — seguem para as fases finais. Atualmente, a equipe está trabalhando na aplicação de uma base reforçada de asfalto, que combina cimento e brita. “Estamos fazendo a base, uma primeira camada de asfalto mais resistente, e a previsão é concluir essa etapa inicial até sábado”, explica um dos engenheiros supervisores da obra, Hortêncio Pereira.
Ainda segundo o engenheiro, o viaduto contará com mais duas camadas de revestimento após a conclusão da base, garantindo maior durabilidade e segurança ao tráfego. Em paralelo ao trabalho de pavimentação, as equipes seguem com a construção das estruturas de contenção do viaduto, utilizando concreto para assegurar estabilidade. “Essa etapa não interfere no fluxo de veículos, mas buscamos garantir o máximo de eficiência e segurança na obra”, explicou Pereira.
A conclusão total da fase de cobertura asfáltica e da contenção está prevista para o final de fevereiro, com a entrega do viaduto programada para março. A obra, realizada pelo Governo do Estado da Paraíba, visa facilitar o trânsito na Zona Sul da cidade, principalmente nos horários de pico. O viaduto beneficiará diretamente moradores dos bairros Cristo Redentor, Ernesto Geisel, José Américo e Mangabeira, além de proporcionar um tráfego mais fluido na rodovia federal que conecta a região ao Estádio Almeidão, ao Centro Administrativo Municipal, à Central de Abastecimento (Ceasa) e à sede da Polícia Rodoviária Federal.
Em visita à obra, realizada na última terça-feira (21), o governador João Azevedo destacou a importância do viaduto para a mobilidade urbana de João Pessoa. O equipamento conta com mais de R$ 50,5 milhões em investimentos, provenientes de recursos próprios do Estado, e estima-se que beneficiará mais de 800 mil habitantes. O projeto visa não apenas melhorar o trânsito, como também proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres.
Homenagem
O viaduto vai se chamar Viaduto Luciano Agra. A homenagem ao ex-prefeito da capital foi definida pelo governador João Azevêdo (PSB) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 20 de dezembro do ano passado. Luciano Agra foi eleito vice-prefeito de João Pessoa em 2008, na chapa com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 23 de janeiro de 2025.