Notícias

Espaço HQ de outubro tem parceria com o Mulherio das Letras

publicado: 10/10/2017 17h15, última modificação: 10/10/2017 23h06
thais2.jpg

Thaïs Gualberto é uma das participantes do evento - Foto: Thercles Silva/Secom-PB

tags: espaço hq , mulherio das letras


A Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) realiza, nesta sexta-feira (13) e sábado (14), mais uma edição do Espaço HQ. Desta vez, o projeto tem parceria com o Mulherio das Letras, evento que acontece em outubro na Capital paraibana trazendo diversas facetas da literatura produzida por mulheres em todo o país. Na sexta, a programação apresenta, às 18h15, o bate-papo “De Maria a Olga: trajetória das personagens dos quadrinhos paraibanos” com Regina Behar e Thaïs Gualberto. No sábado o público conta com a Feira de Quadrinhos das 17h às 20h e em seguida, das 18h às 20h, o bate-papo “Quadrinistas contemporâneas da Paraíba” com Lívia Costa, Jacquie Lima e Carolina Bernardini. O acesso é gratuito e as atividades se concentram na Gibiteca Henfil.

O objetivo desta edição é participar da atividade de fomento à produção literária feminina “Mulherio das Letras”, além de apresentar ao público as autoras e personagens mulheres dos quadrinhos paraibanos, bem como estimular o interesse pelas histórias em quadrinhos e atrair o interesse para a leitura dos quadrinhos autorais. O evento é destinado a pessoas de qualquer faixa etária ou gênero que tenham interesse em HQs, com foco especial nas mulheres

Apesar de histórias em quadrinhos e literatura serem linguagens distintas, têm em comum o fato de serem leituras, independente se o suporte é o livro impresso ou o meio digital. Sendo assim, o Espaço HQ traz, excepcionalmente para o público do evento, assim como para os costumeiros frequentadores do projeto do Núcleo da Gibiteca da Funesc, dois dias de atividades abertas para todos que tiverem interesse em vender gibis (de autoria própria ou de terceiros) e demais itens relacionados.

O Projeto

Desenvolvido pela Funesc, o projeto Espaço HQ realiza regularmente atividades voltadas a esse segmento de produção, como oficinas, laboratórios, discussões, palestras e vivência entre profissionais e amadores da área. A primeira ação do projeto ocorreu em outubro de 2014 com o Laboratório de Quadrinhos, ministrado por Thaïs Gualberto. Desde então, novas edições aconteceram regularmente, passando a fazer parte da agenda permanente da Funesc. A ideia é reunir interessados no tema para um momento de interação, além de convidá-los a frequentar as atividades de HQ da Funesc, que tem fornecido espaço para a divulgação e comercialização do trabalho autoral de quadrinistas locais.

Feira de Quadrinhos

Nove mesas disponíveis para vender ou trocar quadrinhos autorais, exemplares da própria coleção e outros itens relacionados, como ilustrações, estatuetas, camisas, adesivos; dando-se preferência à venda de HQs próprias. A participação é aberta a quaisquer expositores, independente de gênero. Não é necessário pagar nenhuma taxa e para se inscrever basta enviar um e-mail para funesc.quadrinhos@gmail.com, informando o material que pretende levar à feira.  

Serviço: Espaço HQ – edição outubro – especial Mulherio das Letras

13/10 – Sexta

18h15 às 20h: Bate-papo “De Maria a Olga: trajetória das personagens dos quadrinhos paraibanos” com Regina Behar e Thaïs Gualberto

14/10 – Sábado

17h às 20h: Feira de Quadrinhos

18h15 às 20h: Bate-papo “Quadrinistas contemporâneas da Paraíba” com Lívia Costa, Jacquie Lima e Carolina Bernardini