Ao longo de todo o mês de fevereiro, a Estação Cabo Branco oferece aos moradores e visitantes de João Pessoa 17 exposições de arte — sendo nove interinas e oito permanentes. As mostras tratam de temas diversos, relacionados, por exemplo, a música, literatura, meio ambiente, história e urbanização.
Entre as exposições temporárias, está “Descaminhos, Imagem e Deriva”, que reúne gravuras e pinturas de Daniel da Hora, com foco na poluição visual gerada pelo excesso de fios e cabos de iluminação pública nas grandes cidades. Outro destaque são as telas de João Peregrino exibidas na mostra “Quando a Gente Chorou Vendo o Sol se Pôr”, que retratam a companheira do artista sob diversos ângulos e por meio de diferentes técnicas de pintura, como aquarela, pastel seco e nanquim concentrado.
Os visitantes ainda podem conferir os trabalhos em xilogravura feitos por 27 artistas do Coletivo UFPB, na exposição “Fluxos AntiNaturais”; as 50 obras em cerâmica de Jeorge Paiva, representando as raízes negras de sua ancestralidade em “Pele Exposta”; “Metamorfose”, apresentação de trabalhos elaborados por Odegine Graça, com referência às reflexões levantadas pelo livro homônimo de Franz Kafka; e as pinturas de João Neto para a mostra “Cada Cabeça um Mundo”, todas inspiradas em canções de Jorge Ben Jor.
Quanto às exibições permanentes, a Estação Cabo Branco apresenta, além da famosa tela “No Reinado do Sol”, que reconta a fundação de João Pessoa sob a visão alegórica do artista Flávio Tavares, esculturas de artistas como Abelardo da Hora (“Mulher: Objeto de Repouso), Luciano Grisi (“Mar de Grisi”), Eulâmpio Neto (“Vida”) e Evanice Santos (“Guardiã da Cidade”).
Gerida pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a Estação tem entrada gratuita e funciona entre terça e sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados e domingos, das 10h às 18h. O espaço, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, ainda possui um mirante que permite ao público uma vista para toda a orla da capital.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de fevereiro de 2025.