João Pessoa aparece como destaque em mais um levantamento sobre os destinos turísticos mais populares do Brasil e do mundo. Um estudo realizado pela agência de turismo Decolar, uma das maiores da América Latina, revelou que a capital paraibana ocupa o 10o lugar entre os 20 locais mais procurados, tanto no site como no aplicativo da operadora, para viagens durante o feriado de Carnaval — que ocorre entre os dias 1o e 5 de março.
A pesquisa aponta uma alta significativa, de cerca de 40%, nas buscas por hospedagem para esse período, considerando destinos nacionais e internacionais, na comparação com o volume de pesquisas na mesma época do ano passado. De acordo com especialistas do mercado turístico, esse crescimento pode ser o resultado de um maior intervalo entre o Réveillon e o Carnaval de 2025, proporcionando uma janela de compra mais longa e favorecendo a antecipação das reservas.
Daniela Araújo, diretora de Produtos em Destino da Decolar, ainda chama atenção para a tendência de muitos turistas optarem por viagens rápidas, enquanto outros aproveitam o feriado para estender as estadias no destino escolhido. “O Carnaval é uma época em que as pessoas buscam se desconectar e aproveitar ao máximo, seja em uma folia de rua ou em um refúgio tranquilo”, pondera.
Para Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, a crescente procura por João Pessoa e por outras regiões do estado também tem a ver com a variedade de preferências percebida entre quem viaja no período carnavalesco. “Além das festividades das prévias carnavalescas que tomam conta da capital, muitos turistas estão se aventurando pelo interior da Paraíba, para uma experiência mais tranquila, aproveitando as belezas naturais e a calmaria das regiões do interior do estado”, observa Ferdinando.
Já na avaliação de Rosália Lucas, secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado (Setde), “a Paraíba figurar sempre no ranking dos destinos mais procurados reforça a importância de um trabalho contínuo no desenvolvimento do turismo paraibano, que, além de gerar empregos e renda, posiciona nosso estado em um cenário de destaque, tanto no Brasil quanto no exterior”.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de fevereiro de 2025.