Escola da capital havia anunciado o encerramento das atividades educacionais após 70 anos de existência

Estado assume o Instituto Dom Adauto

publicado: 20/12/2022 10h20, última modificação: 29/12/2022 15h05
10.11.11-aniversario-do-instituto-dom-adauto-foto-jose-lins-120_.jpg

O Instituto Dom Adauto passará a receber alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental - Foto: Foto: José Lins/Secom-PB

por Nalim Tavares*

O Instituto Dom Adauto, escola da capital paraibana que, após 70 anos, anunciou o encerramento das atividades educativas, seguirá funcionando como parte da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa a partir de 2023. O prefeito da cidade, Cícero Lucena, e o governador do estado, João Azevêdo, estiveram reunidos após o anúncio de fechamento da instituição, para discutir uma parceria administrativa com o objetivo de manter a escola aberta. Os detalhes sobre a mudança de comando do colégio foram divulgados ontem para a imprensa.

O colégio, que até então atendia crianças do Ensino Infantil até o 5º ano, passará a receber alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, período que integra crianças de seis até os 14 anos de idade. Segundo a secretária América Assis, da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), “uma escola com 70 anos de história não pode sumir assim, então vamos mantê-la e modernizar a educação. Estamos conversando com os pais dos alunos, e eles estão felizes com a continuidade da escola.”

Localizado em Jaguaribe, o Instituto Dom Adauto, colégio de Ensino Fundamental, que, até então, era ligado à Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, além de conveniado ao Governo do Estado, informou no início da semana passada, em uma carta oficial, que a decisão de fechar a escola foi movida pelas consequências da Covid-19, como a redução do quadro de alunos, e por dificuldades financeiras, que estavam impossibilitando o pagamento de professores e funcionários.

De acordo com o prefeito Cícero Lucena, a parceria com o Governo do Estado foi fundamental para a rápida solução do problema, o que impediu o fechamento de uma das instituições de ensino mais antigas da Paraíba, que continuará funcionando, agora sob o comando do Governo do Estado.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 20 de dezembro de 2022.