Notícias

capital e Região Metropolitana

Estado recebe Caravana das Periferias do Ministério das Cidades

publicado: 12/08/2025 08h18, última modificação: 12/08/2025 10h34
Comunidade Aratu,_F. Evandro Pereira (16).JPG

Uma das comunidades periféricas beneficiada pelas ações do Novo PAC é a de Aratu | Foto: Evandro Pereira

A Caravana das Periferias, do Ministério das Cidades, será realizada na Paraíba, hoje e amanhã, promovendo uma série de ações do programa Periferia Viva, coordenado pela Secretaria Nacional de Periferias.

A comitiva, liderada pelo secretário nacional Guilherme Simões e pela equipe técnica, cumprirá agenda em João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita, Bayeux e Conde, com anúncios de investimentos, visitas a comunidades beneficiadas por obras do Novo PAC e apresentação de melhorias já implementadas.

Em João Pessoa, serão inaugurados dois Postos Territoriais, que marcam o início das obras de urbanização de favelas nas comunidades do Aratu e do Porto do Capim, dentro do Novo PAC. Os projetos incluem implantação de infraestrutura de energia, água e esgotamento sanitário; contenção e estabilização de encostas; soluções baseadas na natureza (SBN); reassentamento local; criação de áreas verdes e praças; e instalação de novos equipamentos públicos.

A Caravana segue para Cabedelo, onde serão anunciados investimentos na comunidade Jardim América, contemplada pelo Novo PAC com obras de urbanização e construção de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida.

Na área de regularização fundiária, mais de 24 mil famílias serão beneficiadas no estado. Em João Pessoa, 414 famílias da comunidade da Feirinha receberão títulos de propriedade; em Santa Rita, os títulos chegarão a 24 mil famílias das comunidades do Açude e do Jardim Miritânia.

O programa CEP para Todos também avançará na Paraíba. Em Bayeux, 100% das comunidades periféricas — 23 favelas e áreas urbanas — passarão a ter endereços oficiais. Em João Pessoa, a comunidade da Feirinha terá CEP implantado e identificação de seus oito logradouros, entre ruas, vielas e becos.

Histórico

Criada em 2023, a Caravana das Periferias tem como objetivo visitar comunidades para dialogar com a população, conhecer de perto suas necessidades e orientar a construção de políticas públicas e investimentos. Desde então, já percorreu 135 comunidades em todas as regiões do país. Na edição de 2025, já esteve no Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Ceará e Goiás, onde deu início a obras, firmou contratos e anunciou novos benefícios.

Agenda:

12 de agosto (hoje)

  • 9h — Inauguração do Posto Territorial do Aratu  (R. Silvia Andrade de Souza, Costa do Sol, João Pessoa);
  • 16h — Inauguração do Posto Territorial Porto do Capim (Rua Porto do Capim, nº 142, Varadouro, João Pessoa).

13 de agosto

  • 9h — Anúncio de Regularização Fundiária em Santa Rita (R. Maria da Paz Lacet, Açude, Santa Rita);
  • 15h — Anúncio de obras no município de Cabedelo (R. Maurício de Alencar Cavalcante, Jardim América, Cabedelo).

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 12 de agosto de 2025.