Notícias

são joão de campina

Estrutura é ampliada para este ano

publicado: 24/04/2025 09h36, última modificação: 24/04/2025 09h36
Em fase de preparação, próxima edição do evento junino incluirá toda a extensão do Parque Evaldo Cruz
2025.04.23 Preparativos para O Maior São João do Mundo - provedor de internet instala cabeamento de fibra óptica © Julio Cezar Peres (2).JPG

No Parque do Povo, principal polo da festa, começaram a ser instalados postes de iluminação e cabos de internet, além da área para lanchonetes | Foto: Julio Cezar Peres

por Maria Beatriz Oliveira*

Faltando menos de 40 dias para o início d’O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, os preparativos da tradicional festa junina já estão em andamento. A montagem da estrutura do evento começou no dia 14 de abril, com foco inicial na instalação da área que abrigará restaurantes e lanchonetes no Parque do Povo. A prioridade é garantir que os comerciantes tenham tempo hábil para se organizar e planejar suas atividades durante a programação festiva.

O evento, organizado pela empresa Arte Produções, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campina Grande, terá início em 30 de maio, com duração de 38 dias. A expectativa para a edição de 2025 é que haja um crescimento não apenas no número de visitantes, mas também  na movimentação econômica na cidade.

“Tomando como base a edição de 2024, que já foi um grande sucesso, nós tivemos mais de dois milhões e 900 mil pessoas circulando no Parque do Povo, além de uma movimentação econômica de R$ 673 milhões. Então, de acordo com todo o nosso trabalho de promoção turística d’O Maior São João do Mundo, temos a expectativa de um crescimento em torno de 10%, tanto em relação ao público quanto em relação à receita gerada”, detalhou Tâmela Fama, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sede).

Ainda segundo a secretária, a grande novidade do evento deste ano será a utilização completa do Parque Evaldo Cruz, também chamado de Açude Novo. Em 2024, quando o espaço ainda passava por obras de restauração, somente cerca de 30% de sua área — correspondente ao pátio de eventos — pôde ser aproveitada. Para a festa de 2025, os organizadores esperam contar com toda a extensão do parque, que totaliza quase 40 mil m2 disponíveis. “Esse será um diferencial importante para a valorização da cultura durante o São João. Desde setembro de 2024, temos trabalhado para proporcionar uma verdadeira experiência cultural aos turistas que visitam a Rainha da Borborema”, complementou Tâmela.

Conexão e segurança

Principal polo dos festejos, o Parque do Povo, também conhecido como o “quartel general do forró”, prepara-se para receber milhões de pessoas para a agenda junina deste ano, que inclui shows de artistas como Flávio José, Geraldo Azevedo, Jorge e Mateus, Alceu Valença e Elba Ramalho. No início desta semana, empresas parceiras da Prefeitura Municipal iniciaram a instalação de novos postes de iluminação no local, além da passagem de cabos de fibra ótica, com o intuito de garantir acesso à internet em todo o pavilhão de shows do parque.

Alexandre Nóbrega, supervisor da companhia responsável pelo provimento de internet, explicou que, além de assegurar conexão on-line para os forrozeiros, a equipe também será responsável pela implantação de câmeras de segurança em toda a área do Parque do Povo e do Parque Evaldo Cruz. “Este é o segundo ano da nossa parceria com a prefeitura e com a Polícia Militar para fazer o monitoramento do São João. São cerca de 300 câmeras, móveis e fixas, espalhadas por todo o espaço da festa. A previsão é que esteja tudo instalado e funcionando até o dia 20 de maio”, projetou Nóbrega.

Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 24  de abril de 2025.