Notícias

questão ambiental

Estudante representa PB em Brasília

publicado: 26/09/2024 08h47, última modificação: 26/09/2024 08h47
Participação de aluna em evento nacional orgulha Ecit de Lagoa Seca, onde grupo de estudos cria projetos sustentáveis
1 | 2
Articulando conhecimentos em áreas diversas, equipe cria soluções que integram o desenvolvimento local e a responsabilidade com o meio ambiente | Fotos: Divulgação/Os Sapiens
2 | 2
Fotos: Divulgação/Os Sapiens
Os Sapiens - arquivo do grupo de estudos (3).jpg
Os Sapiens - arquivo do grupo de estudos (2)_editada.jpg

por Samantha Pimentel*

Situada em Lagoa Seca, a Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Francisca Martiniano da Rocha vem se destacando por projetos de cunho ambiental desenvolvidos na cidade pelo grupo de estudos Os Sapiens. E, em reconhecimento à atuação da equipe, uma das alunas que a integram, Eduarda Vital Lima, se tornou a única estudante a representar a Paraíba em uma oficina de preparação, realizada em Brasília, para a 6a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e previsto para 2025, o evento tem o objetivo de promover a mobilização e a participação social na preservação ambiental, incentivando a abordagem da questão nas redes de ensino do Brasil e apoiando gestões estaduais e municipais pelo país.

"Nossa alegria é saber que uma representante nossa está passando por essa formação, e que isso será aplicado na comunidade"
- Damião Queiroz

A oficina teve início ontem e se encerra hoje, servindo para auxiliar Eduarda a planejar a etapa paraibana da CNIJMA. Além da estudante da terceira série do Ensino Médio, outras três representantes da Paraíba, ligadas às comissões organizadoras estaduais da conferência (Meio Ambiente, Educação e Diversidade), participam da formação: Vanuza Fernandes, gerente-executiva de Diversidade e Inclusão (GEEDI) do estado, vinculada à Secretaria da Educação (SEE-PB); Milenna da Silva, técnica da GEEDI, que atua junto à Gerência Operacional de Educação Ambiental, Educação do Campo e Contextualizada; e Flávia Suassuna, gerente-operacional da Gerência Executiva de Mudanças Climáticas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Paraíba (Semas-PB). No retorno ao estado, o grupo terá o papel de mobilizar e articular as conferências locais, que ocorrerão em escolas, municípios e gerências regionais, culminando na conferência estadual.

A escolha de Eduarda para fazer parte da oficina foi motivada pela visibilidade que sua escola alcançou, graças ao desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, além da experiência, do desempenho em sala de aula e da habilidade de comunicação da jovem. De acordo com um dos mentores de Os Sapiens, Damião Queiroz, que é professor de Biologia da Ecit Francisca Martiniano da Rocha, “esse momento é uma reafirmação do trabalho que vem sendo desenvolvido na escola, dos projetos e da rotina escolar. A nossa alegria é saber que uma representante nossa está passando por essa formação, e que depois isso será aplicado na comunidade, em Lagoa Seca”, comemora o professor.

Para a aluna, a oficina tem, de fato, trazido-lhe um grande aprendizado. “Há um bom tempo, eu trabalho com questões sobre sustentabilidade dentro da minha escola, mas, aqui, há uma visão ampliada sobre o que é ter iniciativa sobre questões climáticas. Estou redescobrindo como é que se age e se responsabiliza sobre esse tipo de questão — não só dentro das escolas, porque a gente precisa entender também o que responsabilizar e a quem responsabilizar”, destaca Eduarda. “Quando voltar [de Brasília], vou sentar com coletivos, estudantes, e explicar todo o passo a passo que aprendi aqui para grupos da Paraíba”, adianta.

Iniciativa valoriza protagonismo dos jovens

Segundo o professor Damião Queiroz, a equipe Os Sapiens surgiu em agosto de 2020, para participar do Desafio Celso Furtado, promovido pelo Governo da Paraíba. “Em 2021, nós fomos contemplados com seis bolsas de estudo, porque os alunos ficaram em primeiro lugar na trilha de desenvolvimento sustentável”, relata.

Desde então, Os Sapiens vêm se fortalecendo e, de um time com dois professores e seis estudantes, passou a contar com quatro mentores e cerca de 30 alunos, que seguem desenvolvendo novos projetos e os inscrevendo em desafios e feiras científicas, dentro e fora da Paraíba. Como explica Damião, os estudos do grupo articulam conhecimentos em áreas diversas — como Ciência, Engenharia e Matemática —, além de valorizar o protagonismo juvenil, associado à sustentabilidade e à tecnologia.

Plano
Após encontro na capital federal, comitiva paraibana retorna ao estado para planejar as etapas locais da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Os principais projetos da equipe envolvem, por exemplo: a elaboração de modelos sustentáveis que associam a criação de tilápias ao cultivo de hortaliças; o desenvolvimento de um plástico biodegradável a partir da batata-doce e do capim-braquiária; a captação e o aproveitamento de água da chuva para moradores da Zona Rural de Lagoa Seca; a invenção de um pulverizador a partir de uma solução baseada no óleo da citronela, que repele o mosquito causador da leishmaniose; e a fabricação de filamentos de impressora 3D a partir de garrafas PET.

Além da atuação dos estudantes da Ecit, Damião chama atenção para os trabalhos empreendidos por universitários egressos da equipe. “Temos um aluno que participa do Ouse Criar, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, em que ele recebe um aporte financeiro para manter um projeto voltado ao empreendedorismo”, cita o professor.

Feira Nordestina

Recentemente, o grupo teve sete projetos aprovados para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que será realizada em Recife, Pernambuco, entre os dias 8 e 12 de outubro. A programação do evento, promovido anualmente pelo Instituto Princípio do Saber, reunirá apresentações de estudos realizados por jovens pesquisadores em diversos campos de conhecimento.

As atividades da equipe de Os Sapiens podem ser acompanhadas por meio de seu perfil no Instagram: https://www.instagram.com/osapiensedu.stem/.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de setembro de 2024.