O Governo da Paraíba deu início, ontem, aos primeiros movimentos para a construção da Ponte do Futuro — que ligará os municípios de Cabedelo, Santa Rita e Lucena, na Região Metropolitana de João Pessoa. Às margens do Rio Paraíba, foram feitas sondagens geotécnicas necessárias à realização de fundações e à construção do viaduto sobre a linha férrea.
O engenheiro Igor Girardi, da construtora A Gaspar S.A, que lidera o Consórcio Jampa, explicou que, por meio da sondagem geotécnica, serão determinadas as características do subsolo (composição das camadas, resistência, espessura das camadas do solo e da rocha) e a presença de materiais, como argila, areia ou cascalho. “Isso é crucial para o projeto de fundação, pois permite ao projetista compreender a capacidade de suporte do solo e a profundidade necessária dos elementos de fundação da ponte, garantindo a segurança e a estabilidade da estrutura”, completou.
Nesse primeiro momento, os estudos estão sendo feitos por apenas uma equipe, mas, em outubro, outro grupo chegará ao local para acelerar o processo. Segundo Igor Girardi, com a mobilização de duas equipes, a fase inicial da obra será concluída em, aproximadamente, cinco meses. Depois da sondagem, o projetista fará o plano de fundação para iniciar, efetivamente, a construção da infraestrutura da ponte.
Além de toda a equipe técnica especializada, a empresa já colocou na área da obra todo o equipamento necessário para a execução dos serviços iniciais.
Avanços
Para o diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), Armando Marinho, o Governo do Estado está começando a obra de mobilidade urbana mais importante para a Região Metropolitana de João Pessoa. “O tráfego de caminhões pesados deixará de ser feito pela BR-230, sendo transferido para a Ponte do Futuro, retirando, também, o trânsito urbano de mais de 700 veículos, por dia, da área interna de João Pessoa”, projetou o dirigente.
O diretor de Planejamento e Transportes do DER-PB, José Arnaldo Souza Lima, comenta que todas as providências para a fase inicial da obra, especialmente as das licenças ambientais, estão sendo tomadas. “Também estão sendo providenciadas as desapropriações ao longo do trecho, visando facilitar a execução dos trabalhos”, assegura.
Morador das proximidades da futura ponte, José Cardoso de Oliveira acredita que a obra do Governo do Estado vai valorizar, ainda mais, a região, levando mais estabelecimentos comerciais e residenciais à localidade. “Haverá mais segurança por causa da grande movimentação de veículos circulando na área”, diz, esperançoso.
O projeto
As obras da Ponte do Futuro começam no km 9,64 da BR-230, no município de Cabedelo. O projeto consiste na construção de duas pontes. A primeira terá 2 km e ligará a BR-230 à BR-101 Norte, com pista de 7,2 m, pista de passeio com 3,3 m, ciclovia de 2,5 m e acostamento de 2,5 m. Já a segunda ponte terá uma extensão de 420 m e será construída sobre o Rio da Guia, em Lucena. Ela terá, ainda, um viaduto sobre a linha férrea, com 40 m.
O complexo rodoviário também contará com um prolongamento da PB-011, de Forte Velho a Lucena, com 11,2 km de extensão, até o entroncamento com a PB-019; e adequação da PB-025 até o entroncamento da BR-101, com extensão de 500 m.
Além de gerar impacto econômico, a construção da ponte deixará a Zona Urbana da Região Metropolitana da capital com melhor mobilidade, menos acidentes de trânsito, menores índices de poluição ambiental e melhor qualidade de vida para os habitantes locais. Outro benefício importante será a redução no tempo de viagem.
*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de setembro de 2024.