Áreas de risco

Famílias são desalojadas em JP

publicado: 18/06/2024 09h01, última modificação: 18/06/2024 09h01
A ação, temporária, resguarda a vida dos moradores, enquanto a solução definitiva não se concretiza
1 | 2
População que vive em regiões de deslizamento e perto de rios deve entrar em contato com a Defesa Civil ao primeiro sinal de perigo
2 | 2
Fotos: Leonardo Ariel

por Samantha Pimentel*

Com o aumento das chuvas, também aumentam as ocorrências de alagamentos e deslizamentos de barreiras. Por isso, a Defesa Civil de João Pessoa desalojou, de forma temporária, 21 famílias que residem em áreas de risco na capital paraibana — duas outras famílias ficaram desabrigadas. Ao todo, existem 27 localidades que oferecem perigo à segurança dos moradores em João Pessoa, com cerca de 21 mil pessoas vivendo nelas. As regiões mais críticas estão no bairro Alto do Mateus e nas comunidades São Rafael e Santa Clara.

Das famílias que ficaram desabrigadas, uma delas foi acolhida em uma instituição temporária e outra passou a residir em imóvel cedido por parentes. Segundo a Defesa Civil, essas famílias, e também as que foram desalojadas temporariamente, estão dentro do perfil do Auxílio Moradia e foram encaminhadas para o programa, além de receberem itens emergenciais. “A Defesa Civil tem realizado um trabalho permanente de desassoreamento e limpeza de rios. Apenas nos cinco primeiros meses de 2024, mais de 5 mil m de rios passaram por esse processo. É um trabalho fundamental para garantir a fluidez das águas e a segurança das comunidades ribeirinhas”, disse o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Jailton Gomes.

Ele destacou programas habitacionais que visam beneficiar as famílias em situação de vulnerabilidade social, como o Programa Compra Assistida, da Prefeitura de João Pessoa. “Serão 500 famílias beneficiadas com esse programa. Desse total, 49 já foram atendidas”, disse, referindo-se à solução habitacional da prefeitura para atender famílias que foram removidas de áreas de risco ou insalubres. Segundo ele, a prefeitura também atua com o programa João Pessoa Sustentável, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que já beneficiou 26 famílias do Complexo Beira Rio. “Outras 10 devem receber suas casas ainda neste mês”, adiantou.

Ele acrescentou que há mais de 720 apartamentos sendo construídos na cidade, com o objetivo de tirar as pessoas das áreas de risco. “Muitas famílias se fixam e permanecem nessas regiões em decorrência das condições econômicas precárias, por não ter possibilidade de residir em outros setores do município. Por isso, essas políticas públicas são essenciais”, ressaltou.

Prevenção

Para evitar transtornos e situações perigosas, a população pode contribuir com o trabalho da Defesa Civil, mantendo a limpeza dos rios, lagos e galerias da cidade, ao fazer o descarte de resíduos em locais apropriados para isso, e não nas vias públicas. “Isso ajuda a prevenir o entupimento das galerias, como também a contaminação e o assoreamento dos rios. Tudo isso pode levar a situações de alagamento e deslizamentos”, explicou Jailton.

Ao primeiro sinal de perigo iminente, a população que reside em áreas de risco deve sair imediatamente do local e procurar um espaço seguro. Ocorrências devem ser comunicadas à Defesa Civil — pelo número 199 ou pelo WhatsApp (83) 98831-6885 — ou pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de junho de 2024.