SÃO JOÃO 2024

Bananeiras comemora investimento

publicado: 18/06/2024 08h52, última modificação: 18/06/2024 08h54
Com shows noturnos e eventos diversificados, cidade brejeira solidifica o seu nome no calendário junino
1 | 3
Prefeitura enfeitou ruas e praças da cidade com 150 km de bandeirinhas coloridas | Fotos: Lucas Monteiro/Secretaria do Turismo de Bananeiras
2 | 3
O evento de Bananeiras espera triplicar o número da população ao longo do mês
3 | 3
Lucas-Monteiro-Secretaria-do-Turismo-de-Bananeiras-(2).jpg
Lucas-Monteiro-Secretaria-do-Turismo-de-Bananeiras-(3).jpg
Lucas-Monteiro-Secretaria-do-Turismo-de-Bananeiras-(1).jpg

por Priscila Perez*

Um dos destinos mais procurados durante o período de São João, a cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano, tem se destacado pela recepção calorosa aos seus visitantes. Totalmente decorada para os festejos juninos, a cidade estendeu, no total, 150 km de bandeirinhas coloridas em suas ruas.

De acordo com Karina Leon, secretária municipal de Turismo, a rede hoteleira local alcançou 95% de ocupação, com a probabilidade de triplicar a população da cidade, ao longo deste mês, passando de 23 mil para quase 70 mil pessoas, entre moradores e visitantes. E nem mesmo o mau tempo tem atrapalhado a festa. “Apesar da chuva, a cidade recebe muito público. Bananeiras está aquecida desde maio, superando expectativas”, disse.

O motivo da efervescência junina é a terceira edição do evento intitulado O Melhor São João de Nossas Vidas, que movimentou o Bananeiras Parque, nos dias 14 e 15 deste mês — e agora promete uma festa ainda maior, às vésperas do Dia de São João, com grandes nomes da música regional e nacional.

No dia 21, os destaques da noite são Mari Fernandes, Felipe Amorim, Manim Vaqueiro, Pedro Libe e Anderson Barbosa. Já no sábado, a programação inclui Jorge & Mateus, Ávine Vinny, Magníficos, Juliana Silva e Banda Palov. Para fechar a rodada, haverá shows de Nattan, Juliette, Guilherme Dantas e Curió Forrozeiro. A arena, de 41 mil m² de área, fica às margens da PB-103.

Eventos diurnos

A praça fica lotada, a partir de meio-dia. Como está decorada e iluminada, todo mundo quer tirar foto lá   --   Karina Leon

Embora o ponto alto do São João de Bananeiras seja a programação noturna, os visitantes têm uma série de atividades para animá-los durante a sua estadia na cidade. Segundo Karina, são festas que acontecem todo o dia. “Estamos abrindo a programação para outro público, formado por pessoas que querem aproveitar a cidade nesse horário, que geralmente estão com crianças ou idosos. E todos os locais já estão lotados”, contou.

Um dos destaques citados por ela é a Feira de Artesanato na Praça Epitácio Pessoa, popularmente conhecida como a Praça do Coreto, um ponto turístico de Bananeiras. “A praça fica lotada, a partir de meio-dia. Como está decorada e iluminada, todo mundo quer tirar foto lá”, completou. Já no espaço conhecido como Beco Gastronômico, além de degustar comidinhas típicas, a música toma conta, com apresentações de trios de forró.

Também chama a atenção o São João no Engenho – Cachaças da Paraíba, que acontecerá no dia 22 de junho, na Reserva da Moenda, um dos mais antigos engenhos de cana-de-açúcar da região. A festa começará às 11h, com três atrações especiais: Trio Forró Pé de Serra, Geraldinho Lins e Vidama. Além da programação musical, o evento terá apresentações de quadrilhas e degustação de cachaças. Os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma www.pagueok.com.br, com valores entre R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia), além do ingresso social, a R$ 40 (com doação de um quilo de alimento).

Outro evento que promete animar a véspera de São João é o Forrozão do Picuí, dedicado à valorização de artistas locais e regionais. De 21 a 23 de junho, a partir das 13h, o público poderá curtir tardes de muito forró, próximo ao Recanto do Picuí. Na sexta, sobem ao palco Ed Querino, Os Barbosas e Curió Forrozeiro; no sábado, será a vez de Tabita Silva, Niedson Lua e Osmídio Neto; por fim, no domingo, apresentam-se Ed Querino, Jeito Nordestino e Wagner Viana. Os ingressos estão disponíveis no site sympla.com.br e custam R$ 50.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 18 de junho de 2024.