Notícias

Lazer

Feriado movimenta pontos turísticos

publicado: 06/08/2024 09h27, última modificação: 06/08/2024 09h27
No aniversário da cidade de João Pessoa, público teve uma maior aglomeração na orla e nos parques
1 | 4
Turistas e moradores da cidade aproveitaram a manhã da segunda-feira para relaxar nas praias de Tambaú e Cabo Branco | Foto: João Pedrosa
2 | 4
Foto: João Pedrosa
3 | 4
Foto: Marcella Alencar
4 | 4
Foto: Marcella Alencar
orla.jpg
praia.jpg
bica.jpg
Ana Paula e a filha na Lagoa (1).jpeg

por Marcella Alencar*

Apesar de João Pessoa ter amanhecido mais vazia e com menos tráfego ontem, foi possível perceber o movimento em alguns pontos específicos da cidade.

Enquanto o movimento no Parque Solon de Lucena, mais conhecido como Lagoa, foi mais baixo pela manhã, nas proximidades das igrejas do Centro foi possível perceber uma maior aglutinação de pessoas, que foram à missa na Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves ou de ciclistas, que participaram do primeiro pedal em alusão ao aniversário da cidade.

Na orla

Também foi possível perceber um grande movimento nas praias de Cabo Branco e Tambaú. Turistas e moradores da cidade aproveitaram a manhã da segunda-feira para relaxar nos quiosques e bares à beira-mar. O casal Pablo Chain e Sonia Cerro são dois dos turistas que vieram de Sevilha, na Espanha, para aproveitar a programação do feriado e conhecer o Nordeste.

Sonia, que está no Brasil pela primeira vez, conta que o voo foi até Natal, onde conheceu a capital norte-rio-grandense e seguiu para João Pessoa, onde está há quatro dias: “A gente ainda está conhecendo a cidade e estamos encantados. Viemos por Natal e ficaremos aqui até amanhã. Daqui seguiremos para a Bahia, mas estou segura que gostarei mais daqui do que da Bahia”, apostou a turista espanhola, que conta com ajuda do seu marido, Pablo, para se comunicar e para apresentar a cidade: “Meu irmão é casado com uma brasileira daqui, então aproveitamos o feriado para vir passear”. Eles contam ainda que vão aproveitar o show que haverá de noite na praia.

Ainda pela manhã, a orla de Cabo Branco se preparava para as apresentações musicais de Cavaleiros do Forró e Calcinha Preta, que fechou a programação dos festejos de aniversário da cidade. Antes da apresentação, o produtor da banda Cavaleiros do Forró, Alex Souto, informou que a expectativa de público para o show era de 200 mil pessoas. A gravação do DVD de Cavaleiros do Forró ainda teve a participação de 25 convidados.

Na Bica

Já o movimento no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, mais conhecido como a Bica, foi menos intenso que no fim de semana, como informou a tenente Telma Lúcia, do Batalhão Ambiental da Polícia Militar. Ao longo de todas as férias de julho e no fim de semana, o batalhão preparou uma programação para apresentar de forma lúdica e educativa os crimes ambientais mais comuns a quem passava: “Nós fazemos parte do setor de educação ambiental. Então, a gente tenta conscientizar a população e principalmente as crianças, que são os cidadãos do amanhã, com relação aos crimes ambientais”.

Pela manhã, ontem, das 8h às 11h, a tenente Telma, o sargento Josias Barbosa e a cabo Itamara de Moura estiveram participando desse movimento de conscientização na Bica: “Contamos a historinha dos animais, como eles chegam para a gente, que foi ou por meio de maus-tratos, ou por acidentes, ou até mesmo em tráficos. Esses animais que estão em exposição aqui passaram por um processo de taxidermização para ficarem em exposição”, conta a tenente.

O Batalhão Ambiental aproveita o espaço do parque também para realizar atividades de conscientização de reflorestamento e sustentabilidade, para que as árvores nativas continuem em pé.

No Parque Solon de Lucena

Durante a manhã do feriado, o movimento no Parque Solon de Lucena foi menos intenso. No entanto, à tarde, houve um aumento por conta da programação da Festa das Neves.

Ana Paula Rodrigues, encarregada de limpeza, contou que aproveitou a tranquilidade e a folga para levar sua filha para passear no parque: “Eu vim olhar minha filha cantar no Coral da Igreja Nossa Senhora das Neves, aqui perto. Aí ela cantou e eu vim dar uma passeada com ela. Vou aproveitar o resto do dia para descansar”.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 06 de agosto de 2024.