tradição

Festas agitam o Dia de São Pedro

publicado: 26/06/2024 09h00, última modificação: 26/06/2024 09h00
Em clima junino, municípios preparam programação cultural para celebrar o santo no fim de semana
1 | 2
Promovido pela API-PB, em parceria com a CBTU, o Trem Forroviário partirá de João Pessoa, com destino a Santa Rita, prometendo forró e animação
2 | 2
Fotos: Divulgação/CBTU
Trem Forroviário 6 OK.jpg
Trem Forroviário 1.jpeg

por Anderson Lima*

O Dia de São João, celebrado na última segunda-feira (24), pode ter ficado para trás, mas os festejos juninos continuam agitando a programação cultural de diversos municípios pelo estado, já que, no próximo sábado (29), se comemora o Dia de São Pedro, outra data de forte tradição regional. Considerado o padroeiro dos pescadores, o santo é um dos mais conhecidos e cultuados da Paraíba, e uma série de festas e eventos musicais irão celebrá-lo.

Forró nos trilhos

Entre os destaques de João Pessoa, está a segunda edição do Trem Forroviário, promovido pela Associação Paraibana de Imprensa (API-PB), em parceria com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa (CBTU). De acordo com Paulo Barreto, superintendente da CBTU, o evento tem o objetivo de confraternizar ferroviários, jornalistas e convidados, durante um passeio de trem, ao som de trios de forró.

Sertanejos
As duplas Bruno e Marrone e Maiara e Maraísa estão entre os destaques da agenda musical de São Pedro no estado, com shows em CG e Mamanguape, respectivamente

Com concentração, às 14h do sábado, na Estação João Pessoa, no Varadouro, o Trem Forroviário tem previsão de saída às 16h, com destino a Santa Rita. Lá, os forrozeiros desembarcam na Praça do Povo, no bairro de Tibiri, para participar da festa junina local. O retorno à capital está programado para as 19h.

Os profissionais da imprensa interessados em participar do evento devem confirmar presença junto à API-PB, por meio do contato de WhatsApp (83) 99906--8636. Segundo os organizadores, para garantir acesso, o contato deve ser feito até as 12h de amanhã. Também serão disponibilizados 500 vouchers para convidados. Foi informado, ainda, que será permitida a entrada de alimentos e bebidas no veículo. “Vamos levar os ferroviários e os seus familiares, jornalistas e convidados para aproveitar esse dia”, convida o superintendente da CBTU.

O passeio conta, ainda, com apoio do Sindicato dos Ferroviários da Paraíba, da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), da Kallas Mídia, da Pizzaria e Casa de Massas Capitão Farinha, da Dara Express Moda Feminina, da Marcos Lacet Advocacia e dos Supermercados Superbox Brasil.

Campina Grande

Já na Rainha da Borborema, o destaque para o Dia de São Pedro é a programação musical do Parque do Povo, cujo palco principal receberá as duplas Bruno e Marrone e Amanda e Ruama, além de Walkyria Santos e Zé Cantor.

Guarabira

Promovido pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, o tradicional São Pedro do Bairro do Nordeste, considerado a área mais populosa de Guarabira, vai oferecer à população local, na próxima sexta-feira (28) e no sábado, shows de Kelly Silva, Banda Cascavel, Bruno Soares, Felipão e Forró Moral, Fogo na Roupa, Rachel Costa, Renatto Garotão e Pedro Rubens.

Mamanguape

Outro município conhecido por abrigar muitos devotos de São Pedro, Mamanguape também prepara uma festa para o dia do padroeiro. Na sexta, a programação musical inclui apresentações de Maiara e Maraísa, Pedro Vinícius, Bizay e Fabrício Rodrigues. No sábado, será a vez de Thiago Freitas, Edy Vaqueiro, Felipão e Bob Léo.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa do dia 26 de junho de 2024.