valorização

Festival de Queijo anima Soledade

publicado: 26/09/2023 10h12, última modificação: 26/09/2023 10h12
Evento se consolida como rota para o turismo no Cariri paraibano, impulsionando diversos setores da economia
1 | 5
Município reuniu visitantes, turistas e empreendedores em evento, que contou com expofeira, concursos e oficina gastronômica - Foto: Roberto Guedes
2 | 5
A diversidade dos tipos de queijos e suas aplicações em pratos foi um dos atrativos do evento.- Foto: Roberto Guedes
3 | 5
Os visitantes puderam degustar e adquirir também produtos derivados do leite e queijo da cabra - Foto: Roberto Guedes
4 | 5
5 | 5
2023.09.23_3o festival do queijo de soledade © rguedes (33).jpg
2023.09.23_3o festival do queijo de soledade © rguedes (41).jpg
2023.09.23_3o festival do queijo_bolinho da vovó de soledade © rguedes (31).jpg
2023.09.23_3o festival do queijo de soledade © rguedes (3).jpg
2023.09.23_3o festival do queijo de soledade_rafael oliveira © rguedes (27).jpg

por Teresa Duarte*

Participante desde a primeira edição do Festival de Queijo de Soledade, Rafael Oliveira, proprietário da empresa Queijos Soledade, conta que o evento veio para impulsionar o seu negócio. Ele é um dos diversos produtores do derivado do leite de vaca e de cabra, além de empreendimentos comerciais da cidade, que desenvolveram um cardápio especial para o 3a edição do Festival de Queijo realizado de 22 a 24 deste mês pela Prefeitura de Soledade, no Cariri paraibano, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) e a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Rafael Oliveira fundou a sua empresa em 2021, e hoje tem uma venda média de 60 a 80 peças de 300 gramas de queijo no final de semana e já conta com 20 sabores diferentes do produto. Os queijos são vendidos em Soledade, Campina Grande, João Pessoa e Recife (PE), sendo a grande maioria das vendas por meio das redes sociais. Ele conta que fazer queijo é uma arte. “Eu moro em Campina Grande porque trabalho lá, mas, todos os finais de semana estou em Soledade produzindo os queijos que é um lazer, pois eu faço com prazer e tenho orgulho desses momentos”, revela o produtor.

2023.09.23_3o festival do queijo de soledade_rafael oliveira © rguedes (27).jpg
Foto: Roberto Guedes

Rafael conta que iniciou a sua produção comercializando a carne de cabra. “Eu tinha umas 40 cabras para o consumo do leite e carne. Depois eu comecei a fazer o queijo, daí fiz um curso de capacitação no Sebrae-PB e hoje já tiro o sustento do produto e penso em expandir a minha produção”, revelou. Jornalistas e influenciadores digitais paraibanos participaram do Fampress realizado pela Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), para registrar a 3a Edição do Festival de Queijo de Soledade e aproveitaram para vivenciar passo a passo da produção de queijo de Soledade.

Satisfeito com a terceira edição do festival, o prefeito de Soledade, Geraldo Moura Ramos, fez uma breve avaliação do evento e disse que a cada edição, o Festival de Queijo cresce e se consolida na Paraíba. “Esse tem se tornado o maior evento de Soledade, ano após ano, e tem ganhado espaço na Paraíba. Esse evento tem movimentado a economia local e fortalecido a produção local de leite e queijo”, comentou. O evento, que também integra as celebrações de aniversário de 138 anos da cidade teve em sua programação uma expofeira, concursos, oficina gastronômica e muito forró pé de serra.

O município tem o 4o maior rebanho do animal da Paraíba. Ricota, queijo de coalho, de manteiga, do reino, tipo minas, mussarela e o queijo trufado são os destaques. Para o presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, o Festival de Queijo de Soledade tem se consolidado como rota turística, cultural e empreendedora. “Por meio do evento, a cidade tem atraído turistas interessados na gastronomia e na produção de queijo. Além disso, o festival promove a cultura, valorizando os artistas regionais e mostrando a variedade e as delícias da culinária paraibana”, afirmou.

*Matéria publicada originalmente na edição impressa de 26 de setembro de 2023.