Notícias

Formação de gestores escolares sobre ficha de comunicação do aluno é realizada

publicado: 20/01/2018 12h01, última modificação: 20/01/2018 12h01
20-01-2018-F-formação.jpg

O objetivo da capacitação, que está sendo ofertada em parceria com a Organização Social Ecos, é auxiliar na compreensão da importância do preenchimento correto da Ficai e seus desdobramentos - Foto: Delmer Rodrigues

tags: ficha de comunicação do aluno , formação , curso , educação


Da redação com Secom-PB

Cerca de 170 diretores e secretários escolares dos estabelecimentos de ensino da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em João Pessoa, participaram na última quinta-feira (18) da formação sobre a Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) e a Proteção Integral à Educação da Criança e do Adolescente. O objetivo da capacitação, que está sendo ofertada em parceria com a Organização Social Ecos, é auxiliar na compreensão da importância do preenchimento correto da Ficai e seus desdobramentos, tendo em vista a garantia do direito das crianças e dos adolescentes ao acesso e permanência na escola.

A formação teve início pela 3ª Regional de Educação com sede em Campina Grande, para 120 participantes, na terça-feira (16), e segue um calendário nas 14 GREs até o dia 2 de fevereiro, quando encerra na 11ª GRE, em Princesa Isabel. A formação é ministrada pelo professor e doutorando em Psicologia Social Patrick Ataliba. “Para realizar a iniciativa com sucesso é necessário um conjunto de ações, cujo desenvolvimento exige a participação do pai e da mãe, do professor, da direção da escola e também dos responsáveis pelas instituições de atendimento à criança e ao adolescente”, ressaltou o professor Patrick.

A programação da formação consta de apresentação do fluxograma da Ficai; apresentação da Ficai e seu preenchimento passo a passo; entrega do modelo de ofício para envio à GRE de Ficai sem ocorrências; e estudo de casos. Os participantes recebem material explicativo e certificados.

A Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (Ficai) e a Proteção Integral à Educação da Criança e do Adolescente entraram em vigor na Paraíba a partir do Decreto 32.030/2011.